segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CTB inicia 2013 presente nas lutas da juventude - Paulo Vinícius






A Juventude da CTB, ao mesmo tempo que faz os preparativos para o ano do 3º Congresso da CTB inicia 2013 com  pé direito participando de diversas atividades sindicais e juvenis. Dentre elas, destacam-se os preparativos nos Estados para os Encontros da Juventude da CTB, a participação na articulação das juventudes que prepara a Jornada de Lutas da Juventude em Março, a presença no Curso Nacional CES/CTB e a sequência de eventos estudantis que ocorrerão em Recife, Pernambuco, chamados pela UNE e a UBES.

Essa semana o  CES (Centro de Estudos Sindicais) realiza  o seu 2º Curso Nacional de Gestão Sindical e o V Curso Nacional de Formadores , e pela segunda vez convidou-me na condição de Secretário Nacional de Juventude da CTB  para falar sobre o tema,  no Hotel Santa Mônica em Guarulhos (SP),  no dia 17, pela manhã.

No dia 19 estarei em Recife representando a CTB para participar como palestrante no 14º Conselho Nacional de Entidades de Base da gloriosa União Nacional dos Estudantes, o maior de sua história, superando os 3500 Centros Acadêmicos inscritos, o que dá uma ideia da REPRESENTATIVIDADE da UNE e da atualidade do movimento estudantil como protagonista de TODOS os avanços recentes em Educação e na defesa dos diretos dos estudantes e da juventude. O evento antecederá a 8ª Bienal de Cultura e Arte da UNE - A Volta da Asa Branca, que homenageia  através do Rei do Baião, Luíz Gonzaga, a riquíssima cultura nordestina, patrimônio da brasilidade. Na Bienal, a Juventude da CTB estará representada , além de Wallace, pelo diretor da Executiva Nacional da CTB, Vítor Espinoza.










A Secretaria Nacional de Juventude da CTB comporá a mesa Juventude na Luta por um novo Brasil, no dia 19/01/2013 das 10h00 às 12h00 no CCSA da UFPE. Além da CTB, também estarão Raul Amorim (Coordenador da Juventude do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Léa Marques Silva (representante da Secretaria de Juventude da Central Única dos Trabalhadores) e Jefferson Tiego da Silva (Secretário de Juventude da Força Sindical).

Mas não será a única atividade da semana em que a Juventude da CTB estará presente. Por ocasião do 2º Encontro Nacional de Grêmios da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - a grande força de massas do ME brasileiro - também no dia 19 de janeiro, às 11h00, Wallace Melo  - Secretário de Juventude da CTB-PE e do SINPRO - representará o Coletivo Nacional de Juventude da CTB, compondo a mesa que debaterá o PRONATEC e a formação profissional, no Centro Tecnológico de Pernambuco, em Recife. Trat-se de fazer um balanço crítico e de unificar proposições para avançar o programa com o protagonismo dos estudantes secundaristas e dos trabalhadores(as).


A presença da CTB nessas importantes atividades da Juventude brasileira são importantes sinais da politização do movimento estudantil brasileiro, em busca da unidade estratégica entre estudantes e trabalhadores. O ano de 2013 viverá uma grande JORNADADE LUTAS DA JUVENTUDE EM MARÇO exatamente por essa busca de unidade para aprofuindar as mudanças em nosso país, democratizar o Brasil