SIGA O COLETIVIZANDO!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cuba assume presidência temporária da Celac - Portal Vermelho

Cuba assume presidência temporária da Celac - Portal Vermelho

Nesta segunda-feira (28), Cuba assumirá a presidência temporária da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), bloco integracionista que encerra no Chile sua primeira reunião de cúpula. 


Durante este ano, a ilha caribenha dirigirá a entidade criada na Venezuela, pelos 33 países independentes de uma região que buscará avançar pelos caminhos da integração.

Leia também:
Reunidos no segundo e último dia de sessões da 1ª Cúpula da Celac, os presidentes aprovarão a declaração final do encontro e um Plano de Ação.

Esses documentos agrupam as prioridades da organização em temas como levar uma voz única aos fóruns internacionais, o desenvolvimento sustentável, a harmonia com o meio ambiente, as soluções à crise econômica e o combate à da pobreza e o narcotráfico.

Integração 

Para o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, o nascimento da Celac é o acontecimento institucional mais importante da região em um século. O presidente Raúl Castro qualificou o mandato na presidência desta entidade como uma grande responsabilidade.

O vice-chanceler Abelardo Moreno adiantou à Prensa Latina, em um encontro com jornalistas, que a gestão de Cuba à frente da Celac impulsionará a integração, o acordo e a consolidação da paz regional.

Moreno explicou que também potencializará a coordenação  dos outros blocos mecanismos como a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), a Unasul, a Caricom, o Mercosul, o Sistema de Integração Centro-americano e a Comunidade Andina.

Com Prensa Latina

2 comentários:

  1. Cuaba vai ser presidente de uma entidade que busca a democracia?? Como que um presidente que não foi eleito pode representar uma entidade que tem como seu principal idela a Democracia???

    ResponderExcluir
  2. Luiz, obrigado pelo seu comentário.
    1 - Você deveria observar a importância da CELAC, articulação latino-americana que não se submete - a exemplo da OEA - à batuta e à presença dos Estados Unidos. Isso pode ser muito importante para o futuro do país e para a nossa defesa ante as pretensões do imperialismo estadunidense sobre a Amazônia e o Pré-Sal. É preciso ser patriota e internacionalista.
    2 - Você acha que há eleição direta para Presidente nos estados Unidos? E habeas corpus para todos? E o que vc acha do Patriotic Act, o AI-5 dos EUA? Afinal, tão preocupado com a democracia, estranha que não repare em quem mais promove ditaduras e mais oprime seu próprio povo...

    3 - você acha o bloqueio dos EUA e todas as hostilidades que promovem - incluindo atentados terroristas -, exemplo de democracia?

    4- Veja a matéria sobre as eleições em Cuba e o seu sistema político:
    http://coletivizando.blogspot.com.br/2012/10/eleicoes-em-cuba-votam-os-cidadaos-nao.html

    5 - Veja a matéria sobre a busca do sistema social cubano em corrigir-se e contar com a participação popular nesse processo, a partir de sua principal liderança, Raúl Castro:
    http://coletivizando.blogspot.com.br/2013/01/opera-mundi-raul-castro-o-verdadeiro.html

    Paulo Vinícius

    ResponderExcluir

Livro Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...