quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pesquisa mostra Flávio Dino com 58% das intenções de voto - Portal Vermelho

Pesquisa mostra Flávio Dino com 58% das intenções de voto em São Luis(MA)- Portal Vermelho

João Castelo(PSDB) é o segundo com 21% na disputa para a prefeitura de São Luís (MA); Max Barros é o terceiro com 6,17%. Num eventual segundo turno o pré-candidato do PCdoB venceria o tucano João Castelo de 60% a 27,33%.

Dados de uma pesquisa divulgada na manhã desta terça-feira (27), pelo jornalista Itevaldo Júnior (itevaldo.com) mostram o pré-candidato Flávio Dino (PCdoB) à frente com larga vantagem sobre o segundo colocado na disputa para a prefeitura de São Luís (MA). Dino aparece com 58% das intenções de voto, o atual prefeito João Castelo(PSDB) tem 21% e o Secretário de Obras do Estado, Max Barros, ficou com 6%. É a segunda pesquisa que mostra o pré-candidato do PCdoB vencendo no primeiro turno.

O levantamento foi feito pelo Instituto Amostragem nos dias 9, 10 e 11 deste mês. Foram ouvidas 600 eleitores em 71 bairros localizados em 11 regiões da cidade. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Em vários outros cenários testados na pesquisa o atual prefeito demonstra dificuldades em superar os adversários. Isso sobretudo porque a rejeição dele é de elevados 49%, conforme apurou a pesquisa.

Sem Flávio Dino na disputa, os demais nomes ventilados como possíveis candidatos pelo campo oposicionista tem grandes chances de vencer o atual prefeito. O deputado federal Edvaldo Holanda Júnior (PTC), por exemplo, já aparece neste cenário com 34% contra 29,67% dados a Castelo. Os outros nomes ventilados também demonstram potencial para superar João Castelo na disputa.

As dificuldades do prefeito João Castelo estão demonstradas nas respostas a vários questionamentos feitos na pesquisa. Para 63,17% dos entrevistados “as coisas estão na direção errada em São Luís”. Ou seja, um clima predominante de pessimismo e reprovação. Em outra indagação realizada, 57,17% dizem que não há “nenhuma chance de votar em João Castelo”. E 62,83% dizem que o prefeito “não merece ser reeleito”.

Segundo turno

Num eventual segundo turno a pesquisa mostra Flávio Dino à frente de Castelo com 60% a 27,33%. Em outra simulação Edvaldo Holanda ficaria com 43,33% contra 34,33% de Castelo. Haveria empate técnico entre Castelo (38,33%) e Eliziane Gama(35,17%), bem como entre Castelo(37,5%) e Bira do Pindaré(35,5%). Castelo teria 39,5% contra 30% de Tadeu Palácio; e 38,67% contra 29,17% de Roberto Rocha. O índice dos que não sabem ou não quiseram responder sobre segundo turno ainda é elevado.

Com Blog do Itevaldo