SIGA O COLETIVIZANDO!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Igor de Fato: II Encontro da Juventude Trabalhadora do Rio Grande do Sul acontece em Caxias do Sul, sábado, 13-08

Igor de FatoII Encontro Estadual: A juventude trabalhadora conquistando direitos para desenvolver o Rio Grande do Sul



A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil está mobilizando no Rio Grande do Sul a segunda edição do Encontro Estadual de sua juventude, a realizar-se dia 13 de agosto no Sindicato dos Metalúrgicos na cidade de Caxias do Sul. O evento terá como tema "A juventude trabalhadora conquistando direitos para desenvolver o Rio Grande do Sul". O encontro integra-se no calendário de mobilizações da juventude gaucha e brasileira para a Conferência Nacional de Juventude, a realizar-se em setembro na sua etapa estadual e em dezembro na sua etapa nacional. A CTB espera reunir cerca de 150 jovens para o Encontro. A primeira edição, ocorrida em 2009, reuniu 40 jovens (clique aqui para ler o relato do Encontro de 2009).


Mobilizar a juventude Cetebista gaucha

A direção estadual da CTB orienta seus sindicatos a mobilizarem suas bases para o Encontro. Precisamos mostrar a força da CTB gaucha e seu protagonismo na organização da juventude. Metalúrgicos, agricultores familiares, comerciários, sapateiros, funcionários públicos, autônomos e demais trabalhadores devem enviar seus militantes e e pautas afim de construirmos um Encontro que sinalize a contribuição da CTB para a construção desse novo momento que se quer para o estado e para o país de desenvolvimento com valorização do trabalho e da juventude.

A importância das políticas para a juventude em um projeto de desenvolvimento nacional

O sociólogo e secretário nacional de juventude da CTB Paulo Vinícius em entrevista recente ao Portal da CTB (clique aqui para ler na íntegra) , ressaltou a importância do momento que o país vive para a formulação de políticas para a juventude. "Há um bônus demográfico, ou seja, uma situação favorável em que os jovens 15 a 34 anos somam 35% da população total, algo em torno de 67 milhões de pessoas. Nunca houve e, se cumprida a tendência da curva de crescimento da população, nem haverá tantos jovens quanto agora, em plena idade produtiva e em busca de um lugar na sociedade", explica.

Para ele, esse momento de bônus demográfico deve ser aproveitado por meio da integração produtiva dessa juventude. "Se a juventude é a maior vítima proporcional do desemprego, se ela não tem educação e uma qualificação profissional, se seu ingresso no mercado de trabalho é precário e sem direitos, se ela não pode se expressar e viver sua identidade, sexualidade, se ela não tem acesso à previdência, ao crédito e à terra, como o Brasil vencerá nesse novo momento econômico? Assim as políticas para a juventude são fundamentais para o Brasil dar um salto no rumo do desenvolvimento com valorização do trabalho", argumenta.

Programação do II Encontro Estadual da Juventude da CTB (13 de agosto, Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias)

09h - Mesa de abertura
Participantes: Deputados Federais Manuela D'Ávila e Assis Melo, Deputado Estadual Catarina Paladini, representante do governo Tarso Mauricio Piccin, presidente da UJS Ticiana Alvarez, representação da FETAG, Guiomar Vuidor da CTB/RS, e Vítor Espinoza, membro da Executiva Nacional da CTB e do Coletivo Nacional de Juventude

10h - A juventude trabalhadora conquistando direitos para o desenvolvimento


12h - Almoço

13h30min - Balanço e organização da Juventude da CTB/RS


14h30min - Os desafios da juventude rural no Rio Grande do Sul


15h30min - A participação da CTB na Conferência Estadual de Juventude

18h - Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...