SIGA O COLETIVIZANDO!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Cobaias: EUA matam quase 100 guatemaltecos em testes médicos - Portal Vermelho

Cobaias: EUA matam quase 100 guatemaltecos em testes médicos

Quase uma centena de pessoas morreu na Guatemala entre 1946 e 1948 em consequência de testes clínicos efetuados por cientistas norte-americanos com cinco mil pacientes, confirmou nesta terça (30) uma comissão estatal.
O Comitê Presidencial para o Estudo de Assuntos de Bioética reconheceu que os indivíduos – soldados, doentes mentais, prostitutas e presidiários – nunca foram informados sobre a natureza das provas nem deram permissão para os experimentos.

Articulistas na Guatemala compararam esta ação de profissionais norte-americanos com a dos médicos nazistas que praticaram atividades parecidas com judeus, ciganos, homossexuais e pacientes neuropsiquiátricos durante a 2ª Guerra Mundial.

O cientista Stephen Hauser admitiu ter conhecimento de que pelos menos 83 sujeitos morreram devido a reações que tiveram direta ou indiretamente relacionadas com estes estudos.

Muitas destas pessoas, a maioria pertencentes a grupos sociais especialmente vulneráveis, passaram por tratamento por meio dos quais receberam vírus de doenças venéreas como sífilis e gonorreia, descobriram os pesquisadores.

O escândalo saiu à luz primeiramente em outubro de 2010, depois de uma indagação desenvolvida por um grupo de médicos norte-americanos vinculados aos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, sigla em inglês).

Diante do fato, o governo do presidente Barack Obama, através de sua secretária de Estado, Hillary Clinton, tentou desculpar-se diante das autoridades do país centro-americano e explicou que foram ensaios para provar a eficácia da penicilina.

Fonte: Prensa Latina




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...