SIGA O COLETIVIZANDO!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CTB prepara grande encontro de juventude no Rio Grande do Sul - paulo Vinícius



Uma série de agendas no Sul antecederam a realização do II Encontro da Juventude Trabalhadora do Rio Grande do Sul, que inicia-se nesse sábado, 13 de agosto. 

O 5º Forum Sindical Sul em Cianorte

5º Fórum Sindical Sul
No sábado, 06/08, o 5º Forum Sindical Sul os Trabalhadores do setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado., que se realizou na cidade de Cianorte-PR,  com cerca de 100 sindicatos e representantes do segmento de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e  Mato Grosso do Sul. 

O evento, reunindo sindicalistas da CTB, Nova Central, Fora Sindical e CUT incluiu a palestra sobre Juventude e Movimento Sindical, proferida pelo secretário Nacional de Juventude da CTB, Paulo Vinícius, que partilhou a reflexão sobre a necessidade de incorporar a juventude que já ocupa grande espaço nas categorias também nas direções e nos debates sindicais. Dialogar com a juventude, incorporar suas pautas e refletir sobre os desafios do desenvolvimento nacional em face das altíssimas taxas de desempregos que grassam entre os jovens são na visão da CTB um assunto que cabe a todos os sindicalistas, tratando-se da própria preparação da continuidade do protagonismo do movimento sindical na sociedade.  

Entrada de operários(as) na Tramontina em Carlos Barbosa-RS
O peso da juventude nesse momento de bônus demográfico é crescente nas categorias. Apesar disso a juventude é ainda pouco representada nas direções e pautas sindicais, o que pode em perspectiva se tornar um grave problema, sendo  necessária uma postura pró-ativa para que a juventude se reconheça e encontrae no movimento dos trabalhadores, o que ainda pde contribuir para a incorporação de mulheres na luta sindical.

Uma agenda perfeita e frenética no RS
Reunião com a FETAG-RS
A partir de segunda -feira, o Secretário de Juventude da CTB-RS e o Secretário Geral do Sindicato dos Comerciários de Taquari, Raul, acompanharam Paulo Vinícius numa agenda voltada à mobilização do II Encontro. Em reunião na FETAG-RS com Sérgio de Miranda e Josiane Einloft. O II Encontro da Juventude acontece com grande protagonismo da juventude rural, inclusive com um vídeo gravado por sua responsável juvenil, o que é excelente notícia, dado a qualidade do trabalho da juventude rural em todo o Estado.



Um périplo pela Serra Gaúcha
Depois da visita à FETAG, os três percorreram cerca de 700 kilômetros pelo Estado, visitando as cidades de Taquari, onde se reunira, com a direção do Sindicato dos Comerciários de Taquari - e também com um representante da Construção civil -, partindo na manhã seguinte para Teutônia e Carlos Barbosa, onde foram recebidos por Todson Brabosa, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, responsável pela juventude da FITMETAL e presidenteda Câmara Municipal da cidade. Reuniram-se com a direção dos sindicato, que se tornará independente do Sindicato dos Metalúrgigos de Caxias, e debateram os desafios do movimento e da juventude sindicalista nessa entidade que representa os três mil trabalhadores da Tramontina. Às 6h20 da manhã iniciaram panfletagem na Tramontina, onde foi constatada a grande presença de jovens e mulheres na base.
SINDIMETAL de Carlos Barbosa-RS

Direção dos Comerciários de Taquari 
Em seguida, em Caxias do Sul, reuniram-se com as direções do Sindicato dos Comerciários, do SINDILIMP - asseio e conservação - e com o Sindicato de Metalúrgicos de Caxias,após o que fizeram panfletagem na sede da Mundial. Foi unânime entre as entidades sindicais a importância e o apoio ao II Encontro, que será marcada pela integração dos trabalhadores da agricultura, do comércio e dos serviços. O Sindicato dos Metalúrgicos, mesmo integrando em sua nova direção 19 jovens acredita que deve investir mais na juventude trabalhadora, incluindo-se a organização da juventude no ramo.

Reunião com Metalúrgicos de Carlos Barbosa e Garibaldi
De lá, partiram para as cidades de Canela (Sindicato dos Comeriários) e Campo Bom, em que a CTB e os movimentso juvenis promoveram Conferência Municipal de Juventude com cerca de 120 jovens, finalizando a agenda com a visita ao Sindicato dos Sapateiros, do companheiro Vicente Selistre, vice-presidente da CTB.

Impressionou o comprometimento geral da CTB-RS com o II Encontro da Juventude e o sólido trabalho desenvolvido por seu secretário, Vítor Espinoza. O II Encontro da Juventude Trabalhadora da CTB-RS acontece este sábado,no SINDIMETAL de  Caxias do Sul, com a presença de Guiomar Vidor, dos Deputados Federais Assim Melo (Presidente do SINDIMETAL de Caxias do Sul) e a jovem deputada Manuela Dávila. O Encontro será acompanhado pelo membro do coletivo Nacional Adroaldo Negreiros da CTB e do SINTECT-SP, com transmissão ao vivo pela internet.
Grupo de discusssão sobre juventude e Trabalho na Conferência Municipal de Campo Bom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...