SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Privatização agrada tucanos e desperta críticas da base sindical - Portal Vermelho

Privatização agrada tucanos e desperta críticas da base sindical - Portal Vermelho

A privatização dos aeroportos gerou reações desencontradas e bizarras no meio sindical. Enquanto lideranças ligadas aos partidos da base do governo Dilma, que constituem a esmagadora maioria do movimento, condenam duramente a iniciativa, a oposição tucana, minoritária e refugiada na Força Sindical, não poupa elogios.


Tucanos do núcleo sindical do partido aprovaram na manhã desta terça-feira (7) moção de apoio ao processo de privatização dos aeroportos de Campinas, Guarulhos e Brasília, ocorrido na segunda (6), na Bolsa de Valores de São Paulo. Eles reuniram-se na zona sul da capital paulista para preparar o primeiro congresso sindical nacional do PSDB, previsto para abril.

Protesto

A privatização foi contestada por dirigentes da CUT, que protestaram durante o leilão dos terminais de Guarulhos, Campinas e Brasília, ocorrido segunda (6), da CTB e da CGTB. O vice-presidente da CTB, Nivaldo Santana, afirmou, em entrevista ao Vermelho, que “a transferência desses bens públicos [aeroportos] para grupos privados significa doar uma verdadeira mina de ouro para os empresários. Nós temos convicção de que a Infraero tem todas as condições e qualificações técnicas para administrar os aeroportos. Somos contra a privatização”.

Para os dirigentes cutistas, não há nada aprovável na privatização dos terminais. Eles registraram seu repúdio na manhã de segunda, enquanto ocorria o leilão. Eram militantes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central de Movimentos Populares (CMP), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Pátria Livre (PPL), que gritavam na porta da Bovespa a palavra de ordem: "Dilma, eu não me engano, privatizar é coisa de tucano".

Amadurecimento do PT

Para o grupo, liderado por Antonio de Sousa Ramalho, vice-presidente da Força Sindical e secretário nacional de Políticas Sindicais do PSDB, e por Melquíades de Araújo, fundador do partido e também vice-presidente da Força, as condições de conforto e segurança dos aeroportos devem melhorar "consideravelmente" com a atuação da iniciativa privada.

Os dirigentes avaliam que houve amadurecimento na “mentalidade estatizante" que o PT pregava nos anos 1990. “Pode até ter demorado um pouco demais, mas parece que finalmente o modelo estatizante defendido nos anos 90 dá lugar à modernidade de gestão e de parcerias que o PSDB sempre defendeu. A presidente Dilma está de parabéns”, disse Araújo.

Para o secretário de Administração e Finanças da CUT, Vagner Freitas, a privatização dos aeroportos representa um descarrilhamento do governo. “A proposta neoliberal de sucateamento do patrimônio público e abertura ao capital internacional foi derrotada nas urnas, pois todos sabemos o que significou a privatização da telefonia, da energia e da siderurgia. Neste momento em que o país precisa crescer e se desenvolver para enfrentar os impactos da crise internacional, não podemos permitir o retrocesso. Ao privatizar os aeroportos, o governo não está sendo leal com o voto das urnas e a CUT não vai admitir essa violência”, ressaltou.

Com informações da Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário