SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Trajetória de Neuton Miranda é lembrada em sessão especial - PCdoB. O Partido do socialismo.

Trajetória de Neuton Miranda é lembrada em sessão especial
Um homem bom. Herói, não mártir. Exemplo a ser seguido por todos os políticos. Guerreiro e poeta das causas sociais. Foram alguns dos muitos elogios feitos por representantes de todos os matizes partidários ao comunista Neuton Miranda, em sessão especial, realizada nesta quinta-feira (17), para lembrar o primeiro ano do falecimento do líder do PCdoB.
Neuton Miranda

Neuton Miranda usando a Tribuna da Câmara em uma de suas muitas atuações políticas

A homenagem deve se repetir em várias casas legislativas no interior do estado, como na Câmara Municipal de Marabá, no dia 22. Em Belém, a sessão foi pedida pelo vereador Iran Moraes (PSB).

Leia e assista também:
Companheiros de partido, admiradores, amigos, família, políticos de direita, esquerda e centro disputaram a tribuna para falar sobre Neuton Miranda. Conforme o grau de relacionamento de cada um com o ex-líder comunista, eram lembrados episódios de sua infância em Marabá, movimento estudantil na Universidade de Minas Gerais e como vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), carreira política, em família, como administrador, homem do partido e do povo.

O autor da sessão se referiu ao homenageado como "líder nato" e salientou o gesto de Neuton Miranda de entregar a presidência da Cohab, em 1996, por não concordar com o papel desempenhado pelo Governo Almir Gabriel no Massacre de Carajás, quando 19 trabalhadores sem-terra foram assassinados em confronto com a Polícia Militar. Representando o prefeito Duciomar Costa (PTB), Victor Cunha, presidente da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) , destacou a preocupação de Neuton com a regularização dos moradores de áreas de marinha.

O vereador Marquinho do PT declarou o orgulho das esquerdas por tudo o que Neuton Miranda representa nas lutas sociais e contou que sua família, moradora da área Radional, foi uma das milhares beneficiadas pelo projeto de regularização fundiária urbana que Neuton desenvolveu à frente da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

A viúva do líder, Leila Mourão, fez um pronunciamento emocionado sobre os 40 anos que compartilhou com ele, a partir do momento em que o conheceu, ainda como estudante de engenharia civil e líder estudantil, em Minas Gerais. "Neuton entregou sua vida à luta por homens, mulheres, crianças, pessoas com necessidades especiais, de diferentes etnias. Foi guiado por generosidade e amor e sempre foi fiel ao compromisso de construção de uma nova sociedade. Compôs uma sinfonia de luta, sonhos e realizações. Ele continua maestro dessa orquestra da qual todos fazemos parte", concluiu.

Walter Sorrentino, representando a direção nacional do PCdoB, focalizou em Neuton a figura do caboclo nascido às margens do rio Tocantins: "Simples, íntegro, capaz. Em tudo o que fez ele se destacou", afirmou. Para ele, Neuton assumiu seu lugar ao lado de outros heróis da luta pela terra, como os lavradores Expedito e João Canuto. "Ele era grande e morreu pobre. Gente assim vale muito e pouco se vê no nosso país. E gente assim se vai mas não morre", afirmou.

Para Alfredo Costa (PT), Neuton Miranda e PCdoB se confundem com momentos históricos como a Guerrilha do Araguaia, Anistia, Diretas Já.

Lélio Costa, superintendente do Patrimônio da União, ressaltou que Neuton Miranda foi um divisor de águas na questão da regularização fundiária rural e urbana, porque o órgão que administra o patrimônio público federal tem mais de 150 anos mas, até o advento do Governo Lula e da gestão de Neuton Miranda, a SPU (antiga GRPU) se manteve como repartição burocrática , voltada exclusivamente para a arrecadação de taxas. Neuton imprimiu ao órgão sua face de comprometimento total com o principio de que todo imóvel público tem de cumprir uma função social. "Neuton viu que a sociedade amazônica nasce à beira dos rios. Com essa visão ele criou o maior programa de regularização fundiária da Amazônia, o Projeto Nossa Várzea, voltado para quem vive na várzea e dela tira seu sustento, que já beneficiou mais de 50 mil famílias neste estado e pode chegar a 200 mil", observou.

Em Belém a SPU regulariza imóveis em áreas de marinha – cerca de 46% da cidade – através da entrega da Concessão Especial para fins e Moradia (CUEM), que já chegou a 12 mil famílias em vários bairros. "O projeto Nossa Várzea, da SPU do Pará, foi premiado como a melhor e mais ousada iniciativa da administração pública direta. Faz parte do legado de Neuton e faz toda a diferença. Neuton é um herói", ressaltou o superintendente.

À sessão estiveram presentes os vereadores: Raimundo Castro (PTB); Marquinho, Adalberto Aguiar e Alfredo Costa (PT): Iran Moraes (PSB); Teresa Coimbra (PDT); Paulo Queiroz (PSDB); Carlos Augusto (DEM); Evaldo Rosa (PPS). Os vereadores Abel Loureiro (DEM) e Ademir Andrade (PSB) justificaram ausência por compromissos fora da Câmara Municipal.

Fonte: Câmara Municipal de Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário