SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CMS convoca plenária e aumenta tom de pressão sobre o governo

CMS convoca plenária e aumenta tom de pressão sobre o governo

A comissão Operativa da CMS se reuniu na última segunda-feira (16) para dar início aos preparativos da Plenária Nacional dos Movimentos Sociais, que acontece no dia 25 de fevereiro, em São Paulo.

A realização da Plenária, uma deliberação da primeira reunião de 2011 da CMS, ocorrida em 26 de janeiro, na sede da CTB (foto), tem como principal objetivo planejar as ações unitárias do ano.

Lúcia Stumpf, representante da União Brasileira de Mulher na CMS, falou ao Vermelho sobre o papel desta plenária e das mobilizações em pauta para 2011.

A CMS começa o ano bastante reforçada. Dezenas de entidades participaram . O movimento social demonstrou que está disposto a mobilizar e que tem condições de fazer grandes lutas no ano de 2011, "para pressionar por um rumo mais avançado e progressista desse governo que ainda não deixou claro o seu projeto", como afirma a representante da União Brasileira de Mulheres (UBM) na CMS, Lúcia Stumpf.

"O movimento social está tensionado e tem uma pauta extensa, a começar por essa plenária de fevereiro. Há disposição para fazer muita luta, para participar das conferências e para exigir um espaço mais qualificado de diálogo com o governo", avalia Lúcia, que participa das mobilizações em Brasília pelo aumento real do salário mínimo nesta quarta-feira (16), data em que o assunto é votado pelo Congresso Nacional.

A feminista explica que a plenária de 25 de fevereiro tem por objetivo pautar grandes mobilizações unificadas em 2011, como forma de apresentar as demandas e impor a presença dos movimentos sociais na pauta política nacional. "O governo Dilma tem composição heterogênea e até hoje não demonstrou convicção em realizar transformações ou em aplicar reformas estruturais importantes, que são frequentemente pautadas pelos movimentos sociais. O papel dos movimentos sociais diante deste governo terá que ser conquistado com luta, nas ruas. Precisamos conquistar o respeito e o lugar de interlocutor privilegiado a partir da pressão que construiremos no próximo período".

Além da plenária do dia 25 de fevereiro, a última reunião da CMS decidiu, também, solicitar uma audiência da presidente Dilma com os movimentos sociais e reafirmar as pautas contidas no Projeto Brasil, que é a plataforma dos movimentos sociais para o desenvolvimento do Brasil. O Projeto Brasil foi entregue à presidente Dilma ainda durante o período eleitoral e serve como norteador das ações unificadas da CMS.

Para Lúcia, a plenária nacional deve pautar "sensibilizar o povo" e dar um "choque de realidade" no governo Dilma: "ficou claro na reunião da CMS é preciso que os movimentos sociais dêem um choque de realidade no governo, demonstrando que nós existimos e que a pauta dos movimentos sociais está muito longe de ser superada. Afirmar, enfim, que nós não estamos satisfeitos. Precisamos sensibilizar o povo para sair às ruas junto com o movimento, para reivindicar, para conseguir ter o resultado esperado nas transformações efetivas, que é a construção das reformas democráticas e estruturais que a gente pretende implementar no Brasil", afirmou a dirigente.

Serviço:
Plenária Nacional da CMS
Data: 25 de fevereiro (sexta-feira)
Local: Auditório da Apeoesp (Praça da República, 282 - São Paulo, SP)

Com informações de Luana Bonone (Vermelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário