Rússia denuncia novas bases dos EUA na Ásia Central - Portal Vermelho
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, criticou nesta quinta-feira (17) o anúncio pelo governo dos Estados Unidos da criação de bases "antiterroristas" do país na Ásia Central.
"É contraditório associar a anunciada retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão para 2014 e o fim das operações antiterroristas, por um lado, com a formação de novas bases pelo outro", declarou Lavrov.
"Entraremos em contato com as autoridades americanas para conhecermos mais detalhes, ainda que pelo momento há mais perguntas que respostas", destacou.
"Recebemos constantemente informações que os Estados Unidos desejam ampliar sua presença militar nas nações da Ásia Central", afirmou.
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou no final de outubro que a redação de um acordo sobre associação estratégica com Afeganistão já estava 90% concluído, faltando apenas um elemento essencial: a segurança.
Ao mesmo tempo, o Pentágono poderia apresentar entraves para deixar uma base criada no aeroporto de Manas, no Quirguistão, onde criou uma base militar, que depois renomeou de "Centro de Trânsito", embora realize as mesmas funções que uma base militar "clássica" americana.
O novo regime quirguistanês transpareceu que desejava recuperar o caráter civil para a instalação aérea de Manas, uma vez cumprido o presente contrato, em 2014, mas tem protelado uma ação mais decisiva no caso.
Com agências
SIGA O COLETIVIZANDO!
Páginas
Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível
Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda
O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Andei em busca da Cifra da Internacional, o hino mundial dos trabalhadores e trabalhadoras e não achei opções, excetuando-se a versão d...
-
E nossa história não estará pelo avesso, assim, sem final feliz: teremos coisas bonitas pra contar. E até lá, vamos viver, temos muito ainda...
-
A campanha nacional dos bancários termina com gosto amargo. Especialmente no BB, a revolta com a falta de ganho real significativo é imens...
Nenhum comentário:
Postar um comentário