SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

sábado, 5 de novembro de 2011

Eleições na Nicarágua: Ortega tem 59% das intenções de voto - Portal Vermelho

Eleições na Nicarágua: Ortega tem 59% das intenções de voto - Portal Vermelho

Apesar das tentativas de semear desconfiança e instabilidade, a Nicarágua vive neste sábado (5), a escassas horas das eleições nacionais, que acontece neste domingo (6), um clima de paz e otimismo. Com o 59,6% por cento das intenções de voto, a vantagem do presidente Daniel Ortega resulta irreversível, estimou o último estudo pré eleitoral da Consultora Século Novo. O segundo candidato, Fabio Gadea, do Partido Liberal Independente, tem 15% por cento das preferências.

Os outros aspirantes são o ex-mandatário Arnoldo Alemán, pelo agrupamento que comanda o Partido Liberal Constitucionalista; Enrique Quiñonez, do partido Aliança Liberal Nicaraguense (ALN), e Róger Guevara, quem representa à coalizão criada em torno de Aliança pela República (APRE).

Leia também:
Direita deve vencer eleição na pobre e violenta Guatemala

Segundo a pesquisa de Século Novo, Alemán tem 13,1% das intenções de sufrágio, enquanto os nominados pela ALN e APRE ficam com menos de um por cento.

Dados oficiais indicam que neste domingo funcionarão 12.960 juntas receptoras de votos (colégios), as quais abrirão suas portas às 7 horas local.

Cerca de 3,4 milhões de cidadãos maiores de 16 anos estão aptos a votar. Espera-se que pelo menos 2,9 milhões votem neste domingo, destacou o CSE.

Oposição violenta

Adversários da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) trataram de criar distúrbios em várias localidades, denunciou ontem o magistrado Roberto Rivas, presidente do Conselho Supremo Eleitoral (CSE).

Em uma coletiva de imprensa, Rivas disse que se tratam de grupos pequenos, interessados em promover a violência em Matiguás (centro), El Sauce (ocidente) e em outros territórios. Segundo estimou, são tentativas "de gerar ruído e conflitos" a fim de impedir as votações em municípios "onde as correntes políticas" inscritas na oposição se apresentam "com fraquezas".

Vários manifestantes entraram à força no Conselho Eleitoral Municipal em Matiguás, onde confiscaram 342 documentos de identidade, 220 documentos alternativos (válidos para votar) e bateram em servidores públicos eleitorais, explicou.

Golpes baixos

Rivas qualificou os acontecimentos como atitude agressiva assumida por simpatizantes de algumas organizações políticas, e confirmou que em Matiguás todos os materiais eleitorais estão prontos, sob o cuidado do Exército e a Polícia.

Por sua vez, oficiais de reserva notificaram que ex-membros do Exército receberam ofertas em dinheiro para executar atos violentos com o propósito de sabotar as votações. O general Rodrigo González manifestou à rádio La Primerísima que o distúrbio foi reportado pelo Representante Nacional dos Veteranos de Guerra, uma organização com cerca de 40 mil filiados.

Nós também somos cidadãos e utilizamos nossa autoridade, que ganhamos nos campos de batalha, para dizer que a melhor contribuição à democracia no país é sair a votar, disse González à emissora.

Tranquilidade prevalece


Segundo Rosario Murillo, coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, a tranquilidade prevalece, o que demonstra a confiança dos nicaraguenses na restituição de direitos cidadãos impulsionada pelo atual Executivo, desde o início de seu mandato em janeiro de 2007.

Em comunicação telefônica com Multinoticias do Canal 4 da televisão nacional, a dirigente reiterou o chamado ao diálogo e o entendimento, pois "devemos aprender a reconhecer-nos todos como irmãos independentemente de como pensemos".

O país "comprometeu-se a realizar este processo eleitoral com absoluto compromisso com a Constituição, o direito e a vontade dos cidadãos". Quatro políticos opositores competem contra o presidente Daniel Ortega, quem aspira à reeleição como candidato da aliança Unida, Nicarágua Triunfa, liderada pelo FSLN.

Fonte: Da redação com a Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário