SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Solidariedade a professor colombiano sob ameaça de morte - Portal Vermelho

Movimentos sociais manifestam apoio a colombiano exilado - Portal Vermelho

O pesquisador e professor titular da Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá, na Colômbia, Renán Vega Cantor, tem sofrido nos últimos meses ameaças sistemáticas por parte de grupos de extrema-direita daquele país, como denunciam entidades sociais internacionais. A situação ficou tão arriscada que ele foi forçado a um exílio temporário no exterior.


Na Colômbia, grupos de extrema-direita estão associados a assassinatos de políticos, sindicalistas, ativistas de direitos humanos e estudantes. Nos últimos 25 anos, 250 mil pessoas desapareceram lá.

É o país com maior taxa de assassinatos de líderes sindicais: nos últimos 25 anos, dos 3 mil sindicalistas mortos em todo o mundo, 60% eram colombianos.

É o segundo país do mundo em número de assassinatos de professores. Só perde para o Iraque.

“É inadmissível o que está acontecendo com Rénan Vega”, repudia Caio Toledo, professor da Unicamp e um idealizadores do blog Marxismo 21. “Está com a vida ameaçada por sua luta incansável pela democracia e em defesa dos setores desfavorecidos da sociedade colombiana.”

Campanhas de solidariedade a Renán Vega estão acontecendo em vários países da América Latina. No Brasil, o professor Caio Toledo é um dos patrocinadores. Um manifesto, dirigido à Embaixada da Colômbia no Brasil, já está circulando. Quem quiser apoiá-lo, é só clicar aqui.

Com Blog do Miro


Veja o texo da Petição on line

Pela presente petição, nós manifestamos irrestrita solidariedade a RENÁN VEGA CANTOR, professor universitário e reconhecido pesquisador colombiano, que, hoje, está sendo objeto de perseguições por parte de autoridades políticas de seu país. É de se lamentar e repudiar o fato de que, face o grau de ameaças sofridas, o prof. VEGA CANTOR viu-se obrigado a se exilar temporariamente no exterior.

RENÁN VEGA CANTOR  é historiador, economista diplomado na Universidade de Paris VIII (França) e Professor Titular da Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá, Colômbia. Autor de mais de vinte livros,  é também diretor da Revista CEPA (Centro Estratégico do Pensamento Alternativo). Em 2008, recebeu o "Prêmio Libertador do Pensamento Crítico".

Sua trajetória intelectual, acadêmica e sindical - esta última na condição de vice-presidente da Associação Sindical dos Professores Universitários - é destacada por sua incansável luta pela democracia política e sua intransigente defesa dos movimentos sociais e de todas as camadas exploradas da sociedade colombiana, qualidades que têm implicado ameaças à sua vida.

Por estas razões e circunstâncias, solicitamos que o Governo da Colômbia e todas as suas autoridades suspendam urgentemente as ameaças feitas e tomem as medidas necessárias para garantir o imediato retorno do prof. RENÁN VEGA CANTOR, a fim de ele continue exercendo plena e livremente suas atividades de pesquisa e docência em Bogotá, Colômbia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário