SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 22 de março de 2011

Caetano: PCdoB cresce entre petroleiros e UJS tem que jogar papel - Portal Vermelho

Caetano: PCdoB cresce entre petroleiros e UJS tem que jogar papel - Portal Vermelho

Caetano: PCdoB cresce entre petroleiros e UJS tem que jogar papel

O PCdoB vive uma fase de expansão entre os petroleiros. Esta é a constatação do coordenador da fração dos comunistas petroleiros, Aldemir Caetano. Em reunião para formação do núcleo do petróleo do partido na última quinta-feira (17), Caetano falou sobre a atuação dos comunistas na Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sobre formação política aos novos militantes, com destaque para o papel da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da União da Juventude Socialista (UJS).

Arquivo PCdoB

Ao lado de Caetano (ao microfone), no lado esquerdo da foto, George Araújo, ex-militante da UJS e Diretor de Base do Sindipetro PR/SC.

Para Caetano, o crescimento do número de militantes do PCdoB que atuam na base da FUP é constante. Para ele, esta boa notícia demanda um cuidado especial com a formação política dos novos filiados. O dirigente explica que, diferente de outras categorias, a questão central não é renovação – que vem ocorrendo de forma tranquila devido ao crescimento da militância comunista entre os petroleiros – e sim a política de formação de quadros, tanto para garantir a transição dos quadros mais experiente para as novas tarefas quanto para estimular a formação política dos recém-filiados.

Compreensão de partido

Segundo Caetano, esta formação não deve ser apenas sindical, mas também político-ideológica, partidária, para “aprofundar a compreensão de partido dos nossos militantes”. A preocupação é justificada, pois o PCdoB tem conquistado um crescimento vertiginoso da sua presença na FUP. Há dois congressos, os militantes comunistas ocupavam cinco cargos na direção desta federação, composta por 15 titulares e 15 suplentes no total. No último congresso, este número subiu para 7 e a perspectiva é que no próximo congresso – em julho deste ano – o partido conquiste 9 ou 10 vagas na direção da entidade.

Esta composição deve balancear a permanência de quadros mais experientes com uma importante renovação. Caetano insiste que “a entrada de novas pessoas no partido tem que ser planejada”. Além das próprias estruturas partidárias, Caetano acredita que a União da Juventude Socialista (UJS) deve ser um instrumento de organização de jovens trabalhadores: “a UJS tem que estar preocupada em dar formação política e orientar a sua juventude para que, quando for procurar o mercado de trabalho, uma das alternativas seja a Petrobrás e as estatais como um todo. Isso tem que ser um trabalho articulado entre a CTB, a UJS, as secretarias de organização e as secretarias de massa do PCdoB. É uma forma de dar continuidade ao trabalho feito pela UJS nas universidades, nas escolas. É preciso dar consequência a esta política, a este trabalho”, defendeu o comunista.

De São Paulo, Luana Bonone

Nenhum comentário:

Postar um comentário