SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Jandira fala sobre candidatura ao governo e atuação parlamentar   - PCdoB. O Partido do socialismo.


Jandira fala sobre candidatura ao governo e atuação parlamentar - PCdoB. O Partido do socialismo.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) usou o horário do Grande Expediente na Câmara, quando o parlamentar tem um período de 30 minutos para discursar, e anunciou o lançamento de sua pré-candidatura do Governo do Rio de Janeiro, Na mesma ocasião, a deputada falou sobre sua atuação parlamentar e as vitórias que tem conquistado na Presidência da Comissão de Cultura, como a promulgação da PEC da Música, ocorrida nesta terça-feira (15).

Agência Câmara

Jandira na sessão de promulgação da PEC da Música: elogios à atuação dela.

A deputada também aproveitou as comemorações do Dia do Professor para destacara, em todos os aspectos do seu discurso, a importância do profissional de educação e o compromisso dela com a luta da categoria.

“Eu, como Presidente da Comissão de Cultura, compreendo e tenho absoluta clareza de que a grande possibilidade da educação é a sua articulação estrutural com a cultura. A cultura, a educação e a comunicação democrática formam um tripé. Nós não podemos apartar os debates, a formulação dessas políticas”, afirmou.

Ao falar da decisão que tomou o PCdoB, no Rio de Janeiro, de lançar a minha pré-candidatura ao Governo do Estado, ela disse que “nós temos a compreensão de que a sociedade caminha para exigências maiores e mais profundas, que exigem uma articulação mais sólida, mais uniforme e mais unida da Esquerda brasileira”.

Segundo Jandira (foto), “isso não significa não se relacionar com outros campos de força do Brasil, mas nos permite dizer que se fecha um ciclo no Estado do Rio de Janeiro, onde as discordâncias do nosso partido com o Governador Sérgio Cabral crescem”, citando como um dos aspectos que determinou a decisão, que já vem sendo discutida há mais de dois anos, foi a reação violenta de criminalização dos movimentos sociais. “E o maior exemplo tem sido agora a luta dos professores do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

“Nós, que atuamos neste Congresso Nacional, temos tido a felicidade de ao mesmo tempo reivindicar uma política educacional com qualidade, não apenas a ampliação do número de vagas, mas também qualidade do ensino em todos os níveis igualmente, com realce, inclusive, para a primeira infância, que é o momento de maior desenvolvimento do cidadão”, disse ao reafirmar a luta em defesa dos professores e pela pauta da Cultura.

PEC da Música

A deputada, que participou ativamente da discussão e aprovação da PEC da Música, tendo sido citada com palavras elogiosas por todos os oradores na sessão de promulgação da matéria, avalia que “nós certamente possibilitamos o avanço de algo represado, que fazia uma imensa injustiça tributária com os artistas e produtores brasileiros, porque pagavam mais impostos que os estrangeiros”.

“Essa promulgação é uma vitória histórica e importante. Eu fico muito feliz por ter vivenciado todo esse processo e a promulgação hoje no Congresso Nacional”, disse, destacando ainda a homenagem feita pela Comissão de Cultura, no hall da Taquigrafia, ao centenário de Vinícius, que completaria 100 anos no próximo sábado, dia 19 de outubro. “Essa semana realça uma feliz coincidência da data da homenagem com a promulgação da PEC da Música”, afirmou.

Apoios e elogios

Ao longo de seu discurso, Jandira Feghali foi interrompida pelos colegas parlamentares, que manifestaram apoio à luta da deputada e elogiaram sua atuação d avida política e parlamentar.

O deputado Assis Melo (PCdoB-RS) disse que alegrava-se com a decisão do Partido no Rio de Janeiro de apresentá-la como pré-candidata ao Governo do Estado. “Tenho certeza de que o povo carioca saberá recompensar a grande lutadora e militante da causa popular que temos a honra de ver dividir com nosso partido a combatividade e a inteligência”, afirmou.

Assis foi seguido pelo deputado Edinho Araújo (PMDB-SP) disse que “acompanho a vida pública de Jandira desde 1995, quando aqui cheguei e V.Exa. já aqui estava. Este é seu quinto mandato de Deputada Federal, tendo passado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com desempenho importante em cargos executivos no Rio de Janeiro e em Niterói. Agora, eu posso vivenciar também de perto o trabalho que V.Exa. desenvolve à frente da Comissão de Cultura desta Casa”.

“Eu quero cumprimentá-la por seu trabalho excepcional à frente da PEC da Música. E parabenizá-la pela lembrança do seu nome no lançamento da pré-candidatura de V.Exa. ao Governo de seu Estado. Portanto, eu quero cumprimentá-la e desejar-lhe felicidades em todas essas empreitadas. V.Exa. é dos quadros políticos de que o Brasil precisa”, afirmou o peemedebista.

Os deputados cearenses e comunistas, Chico Lopes (na foto com Jandira) e João Ananias, também fizeram apartes ao discursos de Jandira, para parabenizá-la pelo sucesso da PEC da Música, pelo trabalho na cultura, e ressaltaram a alegria e prazer de tê-la como companheira de bancada no Parlamento.

“Quero parabenizar o povo do Rio pelo ganho em ter uma Governadora como V.Exa. Tenho certeza de que esse seu cabedal de conhecimento e de compromisso, principalmente, vai engrandecer demais essa sua nova postulação e por que não dizer vai premiar o povo do Rio de Janeiro. Parabéns ao PCdoB do Rio de Janeiro pela feliz escolha”, afirmou Ananias.

Também o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) elogiou a atuação de Jandira na vida pública, “marcada sempre pela coerência e pela preocupação de corresponder às expectativas naturalmente do povo do Rio e por natural extensão de todos os brasileiros”, disse, ao expressar “esse sentimento de admiração à sua luta e ao arraigamento das suas convicções democráticas”.

De Brasília
Márcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário