SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

sábado, 6 de agosto de 2016

Inscreva-se para a eleição de delegado(a) sindical, bancári@! - Paulo Vinícius Silva*



Reaberto até 15/08 a inscrição pra eleição de delegados(as) sindicais bancári@s no DF

A nova gestão Sindicato para Tod@s, com manifestação da CTB e apoio unânime dos diretores e diretoras, prorrogou a inscrição para a eleição de delegados(as) sindicais (BB, BRB e CEF) até o dia 15/08. Confira a matéria. Isso ocorre pelo desejo do Sindicato de ampliar a representação de base da categoria bancária.

Para a CTB, em seu Estatuto, nos Objetivos, já no artigo 1º, define-se o dever classista de “defender e assegurar o direito à organização nos locais de trabalho". Afinal, é no local de trabalho concreto, real, que se descumprem as leis e os acordos, e o olhar da base assegura, só pela existência da representação, que se coíbam práticas daninhas aos bancários e bancárias. Todos temos o dever de valorizar e apoiar a representação sindical de base.

Para participar é necessário preencher o seguinte formulário clique aqui até a data limite de 15 de agosto. É muito importante em cada agência e local de trabalho termos nossa representação, por devemos estimular inscrições nas eleições para dirigente sindical de base, aquela pessoa solidária que deseja melhorar o trabalho através da defesa dos direitos da categoria lá na ponta. É oportunidade de exercício da liderança, com acesso aos fóruns de decisão, de construção das políticas do sindicato em favor da categoria.

É também a possibilidade de cobrar uma atuação mais próxima e eficaz do movimento sindical, assumindo lugar nessa luta. Quando o a delegado(a) fala, fala por tod@s, e as pessoas com dificuldades, que sofrem no trabalho e que procuram apoio por esse canal criado pelos próprios trabalhadores e trabalhadoras. Deve ser uma pessoa capaz de mediação e simpática à organização dos trabalhadores e trabalhadoras, representando homens E mulheres, capaz de se indignar contra as coisas erradas.

Para assegurar a defesa dessa representação, o(a) dirigente sindical de base, o(a) delegado(a) sindical tem estabilidade de emprego por 2 anos a cada mandato e tem inamovibilidade – não pode ser demitido nem removido - de seu local de trabalho pelo mesmo período de tempo. Também é convocado(a) e liberado para 10 encontros sindicais durante a jornada de trabalho, espaços de formação e debate muito ricos. É uma grande escola de formação sindical e humana, que desenvolve qualidades de oratória, liderança pessoal, capacidade de mediação, conhecimentos jurídicos e administrativos, além da solidariedade.

Nesse ano decisivo, uma ampla rede de representantes de base é decisiva para nos defendermos como categoria, para repor as perdas e ter ganho real, para a manutenção e os reajustes dos benefícios (cesta alimentação, refeição, vale creche etc) de nosso acordo anual. Para renovar a luta sindical, é decisivo o papel dos delegados(as) sindicais, além de ser a melhor escola para o protagonismo sindical. Precisamos que cada agência, cada local tenha sua voz, para falarmos com toda a categoria. Façamos um chamado à categoria para ocupar e defender sua representação de base, para fortes e unidos(as) vencermos na campanha nacional deste ano e na defesa do emprego e dos bancos públicos. "Todos juntos somos fortes".



Nenhum comentário:

Postar um comentário