SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Juventude da CTB se organiza para ser protagonista da luta juvenil em 2011 - Paulo Vinícius*

Encontro da Juventude em Mato Grossodo Sul



A Executiva Nacional da CTB aprovou, e está em curso, uma agenda nacional de fortalecimento e estruturação dos coletivos de juventude nos estados. Trata-se de um conjunto de medidas para fortalecer a rede da CTB entre os jovens, em especial a ligação entre as secretarias estaduais e seus coletivos de juventude e a secretaria e o coletivo nacional.


Coletivo de Juventude do RS

Nesse sentido, várias medidas estão sendo tomadas para aumentar a comunicação com a juventude cetebista, como a formatação dos grupos da juventude da CTB nas redes sociais e o compartilhamento de notícias relacionadas à juventude. Outra face da estruturação é a formatação dos coletivos de juventude nos Estados. Em contato com as direções estaduais da CTB estamos debatendo como cada estado quer fortalecer sua juventude, e a partir daí, visitamos o Estado, conversamos nos sindicatos, ajudamos a montar os espaços coletivos de debate em que se funda ou reestrutura o coletivo estadual, e aproveitamos para estabelecer uma agenda mínima para o ano de 2011, ano do Conselho Geral da CTB e de importantes agendas para a juventude, como os Congressos da UNE, da UBES, da UBM e da CONAM, além da 2ª Conferência Nacional de Juventude.





O fundamental nos Estados é assegurar o funcionamento regular dos coletivos, que precisam reunir e ter atividades próprias, num primeiro momento visando a reunir as forças da juventude nos sindicatos da CTB para um trabalho comum. Trata-se de saber quantos jovens estão nos sindicatos, os principais problemas, quem são as principais lideranças, e articulá-los como a força juvenil em cada Estado, ligada à luta nacional da juventude da CTB.


Encontro da Juventude em Minas Gerais

Vários Estados apoiam a iniciativa, a exemplo de Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, que recentemente realizou seu Encontro de Juventude. Já está prevista a realização do Encontro da Paraíba, nos dias 17 e 18 de junho, e outras agendas estão sendo montadas em diálogo com os Estados.

Ao final desse processo de estruturação, a Juventude da CTB reunirá suas principais lideranças no dia 12 de dezembro de 2011, em Brasília, na sua I Plenária Nacional, voltada para o coletivo nacional, secretários(as) de Juventude Trabalhadora e membros dos coletivos estaduais, assim como algumas lideranças convidadas, em especial aquelas envolvidas na organização dos ramos.
Panfletagem da chapa da CTB ao SINTRATEL-SP na empresa TMKT


Está em preparação uma I Plenária que vai reunir o mais representativo da juventude da CTB. As agendas nos Estados são parte desse trabalho de mapear a juventude da CTB,  que deve ser parte do nosso funcionamento cotidiano. Uma rede de contatos é fundamental para nos conhecermos. Temos visto o potencial de nossa moçada, e cremos ser possível dar um salto organizativo e ao mesmo tempo participar com qualidade da 2ª Conferência Nacional de Juventude, desde os municípios até à etapa nacional, que será de 9 a 11 de dezembro, Em Brasília.

Lá, debateremos qual o lugar da juventude no projeto nacional de desenvolvimento. Essa pauta e a busca da valorização do trabalho, de gênero e da sustentabilidade são fundamentais para a juventude trabalhadora. E esses e essas jovens trabalhadoras protagonizarão um importante momento da vida nacional.São a maioria da População Economicamente Ativa. A qualidade de suas possibilidades de acesso ao trabalho e seu peso na execução concreta do trabaho definirão a face do Brasil do futuro.

Mas esse protagonismo será fruto da organização da juventude e de sua capacidade de tomar para si a CTB e ocupar o espaço de sua representatividade através de ações que contribuam para o fortalecimento da CTB nos Estados.



Para apoiar esse esforço e se engajar na juventude da CTB, envie um e-mail para juventude@portalctb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário