SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

domingo, 15 de maio de 2011

Encontro estadual reúne lideranças sindicais do PCdoB-BA - Notícias da Bahia - Portal Vermelho

Dezenas de lideranças sindicais comunistas da Bahia se reuniram neste sábado (14), em Salvador, no 1º Encontro Estadual Sindical do PCdoB na Bahia. O evento, realizado no Sindicato dos Comerciários, fez um balanço da atividade sindical no estado, com seus avanços e contradições, além de recolher contribuições dos baianos para a atualização da política sindical do PCdoB. O documento final será debatido no 4º Encontro Nacional Sindical, que acontece no próximo final de semana em Salvador.

Encontro estadual reúne lideranças sindicais do PCdoB/BA

O movimento sindical dirigido pelos comunistas está vivendo um momento de excepcional avanço, com um aumento cada vez maior de sua influência política, e o papel desempenhado à frente da CTB é o melhor exemplo disso. “Agora estamos ingressando em uma nova fase e elegemos algumas prioridades: primeiro é fortalecer a CTB, estruturar mais e melhor a CTB nos estados, mas se preocupando também com a organização no local de trabalho. Moldar métodos e práticas do funcionamento dos sindicatos, criar organismos partidários nos locais de trabalho e também bases sindicais, além de agilizar e oxigenar mais o funcionamento dos organismos partidários em cada frente sindical. São estes temas que serão pautas integrantes do Encontro Nacional”, declarou o secretário Sindical Nacional Adjunto, Nivaldo Santana.

Santana destacou também a importância de filiar novos trabalhadores ao PCdoB. “Os encontros estaduais e os debates que estamos realizando, constatou uma debilidade no processo de estruturação do PCdoB entre os trabalhadores, que é fenômeno que nós chamamos de pirâmide invertida. Nas direções das entidades tem muitos comunistas e em baixo tem poucos. Nós queremos enfrentar e resolver este problema, criando comitês de empresas, distritais de trabalhadores, que devem traçar metas claras e concretas para aumentar a filiação de trabalhadores na base e nos locais de trabalho e também nos bairros e nos locais de estudo”.

Seguindo a orientação nacional, a frente sindical da Bahia está se organizando para fazer um amplo processo de filiação partidária. “Para estimular este processo, pretendemos fazer na abertura do Encontro Nacional Sindical, no dia 20 de maio, um grande ato de filiação de trabalhadores ao PCdoB. Nós estamos buscando em todas frentes em que atuamos começar este processo com um número de cerca de 50 trabalhadores filiados no dia 20, como uma mostra concreta de que precisamos fazer crescer o partido entre os trabalhadores. Este é um processo de início de tentar motivar o partido a filiar novos trabalhadores”, disse Aurino Pedreira, secretário Sindical do PCdoB na Bahia.

Encontro representativo

Aurino Pedreira informou ainda que o Encontro Estadual Sindical foi bastante representativo e superou as expectativas da organização, principalmente pela agenda de encontros realizados pelo partido nestes dias. “Acho que a frente sindical respondeu bem. Todos os setores em que o partido está organizado tiveram presentes e puderam contribuir com a discussão destes dois pilares básicos: o primeiro é entender, rediscutir e re-visitar a estruturação do partido entre os trabalhadores, pegando do ponto de vista do funcionamento partidário na frente sindical e o segundo, que é hoje o principal projeto do partido entre os trabalhadores, que é o fortalecimento da CTB. O debate que nós travamos hoje ajuda a oxigenar o partido, a re-visitarmos o caráter organizativo do partido para fazer o partido crescer. Acho que todas estas discussões fazem com que o PCdoB cresça cada vez mais enraizado entre os trabalhadores”, acrescentou.

Para o presidente da CTB Bahia, Adilson Araújo, o Encontro é uma contribuição valorosa, pois é uma oportunidade de fazer um balanço da atividade sindical no estado, sobretudo da necessidade de fortalecer cada vez mais a organização partidária, buscando radicalizar na democracia, permitindo não somente que as direções do partido, mas, sobretudo a renovação tenha cada vez mais o seu vigor revolucionário realçado. “A oportunidade deste encontro é reveladora de que de fato a atividade sindical deve cada vez mais empoderar a militância do nosso partido, entendendo que os sindicatos podem cumprir um papel estratégico no fortalecimento da classe trabalhadora, sobretudo valorizando sua participação nos destinos da luta política mais geral”, declara Araújo.

Esta opinião é compartilhada pela deputada federal Alice Portugal. “O movimento sindical é um celeiro de quadros do PCdoB. É por onde inegavelmente nós temos falado para milhares de baianos e brasileiros. Então nós sabemos que os trabalhadores se articulam dentro do sindicato e os sindicalistas que são comunistas têm dado provas de sua bravura, honestidade e amor às suas categorias e acima de tudo a sua visão do seu sonho pelo socialismo. Este encontro é um processo de afirmação da presença dos comunistas no movimento sindical baiano e brasileiro em um momento de grandes desafios, quando o PCdoB se prepara para candidaturas em grandes cidades brasileiras, inclusive aqui em Salvador. Fortalecer o movimento sindical é fortalecer o nosso braço mais forte”, ressaltou Alice, que pré-candidata á prefeita de Salvador.

Já o presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, avaliou que o Encontro acontece em um bom momento, em que o partido vive um momento favorável de crescimento, de necessidade de se manter forte no movimento sindical, de ampliar a sua força, fazer um processo de renovação nos métodos de organização no movimento sindical e também de pessoas. “O partido vive um momento de maior complexidade, porque cresceu muito. Tem muitos parlamentares, tem presença nos governo federal, estadual e municipais, tem lideranças em cada um destes lugares e é preciso que exista uma integração das ações, das políticas destas áreas de atuação com o movimento social, sem que haja um desequilibrio na participação, na força, no prestígio e na importância de cada um destes segmentos. Portanto, eu acho muito rico este encontro, porque o partido tem a cara do movimento social. E o movimento sindical, especialmente na Bahia, tem ajudado muito, sempre este fortalecimento do partido e temos que tratar isto com muito cuidado”, concluiu Almeida.

De Salvador,
Eliane Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário