SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

UNE e UBES criticam erros do Enem e lançam central de denúncias  - Portal Vermelho

UNE e UBES criticam erros do Enem e lançam central de denúncias - Portal Vermelho

Após série de problemas serem identificados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) lançaram nota oficial com o posicionamento das entidades diante dos casos ocorridos.

Na nota oficial, a UNE a Ubes lamentam a forma como o Ministério da Educação (MEC) tratou o corrido pela rede social Twitter, critica a troca de gabaritos e as falhas nas impressões, exigem a imediata retratação pública do Ministério da Educação e a garantia de que os estudantes prejudicados possam refazer o exame.

Além disso, a UNE e a Ubes lançaram também uma central de denúncias para que o estudante lesado possa fazer sua reclamação. A central vai funcionar pelo e-mail enem2010@une.org.br e pelo telefone 11 2771.0792, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. “A partir desse levantamento é que as entidades estudantis irão identificar possíveis medidas individuais ou coletivas ou outros posicionamentos a serem tomados frente ao Enem 2010”, diz trecho da nota que segue abaixo:

"Nota oficial - UNE e Ubes se posicionam sobre o Enem 2010

Diante dos problemas ocorridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e da comunicação do MEC feita pelo Twitter (“Alunos q já ‘dançaram’ no Enem tentam tumultuar com msgs nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los”), a UNE e a Ubes se manifestam oficialmente:

É lamentável que o Ministério da Educação (MEC) tenha usado umas das mais importante redes sociais da atualidade, o Twitter, não para esclarecer e informar a respeito dos lapsos ocorridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e, sim, para criar um clima de perseguição na internet. A inversão dos gabaritos e provas com falhas de impressão foram dois dos principais problemas que sabemos até o momento prejudicaram milhares de estudantes em todo o Brasil. Dessa maneira, a UNE e a Ubes exigem:

1. A imediata retratação pública do MEC e a responsabilização do autor da frase escrita no Twitter oficial da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação. A UNE e a Ubes não aceitam qualquer tipo de ameaça aos estudantes brasileiros.

2. O imediato e minucioso diagnóstico do Ministério da Educação sobre os problemas ocorridos e o exato número de estudantes prejudicados.

3. A imediata decisão por parte do MEC de que os estudantes prejudicados terão o direito de realizar um novo exame.

Esses são os passos mínimos e gestos iniciais que o MEC deve atender para que a credibilidade do Enem 2010 seja garantida. A UNE e a Ubes ainda fazem questão de esclarecer:

Não nos somamos àqueles que se utilizam dos problemas para descredibilizar o Enem. Na opinião da UNE e da Ubes, o Enem deve se consolidar na direção da democratização da universidade brasileira como são os casos do ProUni e da seleção de dezenas de universidades federais pelo país, superando o velho modelo do vestibular, cruel método de acesso ao ensino superior no pais. O Enem é também elemento fundamental na construção do Sistema Nacional da Educação. Defender o Enem é, antes de tudo, corrigir os seus erros.

UNE e Ubes lançam canal de denúncias e reclamações

Para que os estudantes lesados possam fazer suas reclamações e compartilhar os problema enfrentados no Enem 2010, a UNE e a Ubes lançaram uma central de denúncias pelo e-mail enem2010@une.org.br e, também, pelo telefone 11 2771.0792. A central vai funcionar das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. A partir desse levantamento é que as entidades estudantis irão identificar possíveis medidas individuais ou coletivas ou outros posicionamentos a serem tomados frente ao Enem 2010".

Fonte: Estudantenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário