SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Presidente do PCdoB/CE avalia resultado final das eleições 2012 - Portal Vermelho

Presidente do PCdoB/CE avalia resultado final das eleições 2012 - Portal Vermelho

Em entrevista concedida ao Vermelho/CE nesta terça-feira (30/10), Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB no Ceará, fez um balanço final das eleições 2012. Concluído o processo eleitoral com o resultado do 2º turno, o dirigente comunista enalteceu a consolidação e o fortalecimento dos partidos de esquerda e centro-esquerda (PSB, PT, PMDB, PCdoB) em todo o Brasil e destacou o declínio do núcleo duro da oposição, formado basicamente por PSDB, DEM e PPS.


Os partidos neoliberais estão, gradativamente, perdendo força. Os números apontam estes dados. Nacionalmente, PSDB e DEM diminuíram a quantidade de prefeitos e vereadores eleitos em 2012. Enquanto em 2008 os tucanos elegeram 791 prefeitos, neste ano o número caiu para 702. “A maior derrota que podemos considerar dos tucanos foi em São Paulo, onde eles perderam a eleição do maior colégio eleitoral do país para a coligação PT/PCdoB/PSB/PP”, destacou Patinhas. O DEM, na eleição anterior, saiu vitorioso em 496 municípios. Já neste ano, o número caiu praticamente pela metade, com a eleição de 277 prefeitos.

Crescimento da esquerda

“Já os partidos de centro-esquerda obtiveram grandes avanços”, comemorou Carlos Diógenes. Ele enumera: “O PT cresceu 14%. Em 2008 eram 558 prefeitos, enquanto neste ano elegeu 636. O PSB também conseguiu grandes conquistas. Subiu de 310 prefeituras para 443, o que representa crescimento de 43%. O PCdoB também aumentou seu número de prefeituras em 37%. Em 2008, ganhou em 41 municípios e, neste ano, elegeu 56 prefeitos”. A participação do PCdoB também aumentou nas casas legislativas municipais. Subiu de 612 vereadores em 2008 para 976 parlamentares eleitos em 727 municípios de todo o país.

Dos 56 prefeitos eleitos pelo PCdoB, três confirmaram a vitória apenas no 2º turno. “Conseguimos eleger os prefeitos de importantes cidades do país: Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte; Jundiaí (SP) e Belford Roxo, cidade localizada na baixada fluminense. Além disso, o PCdoB teve um papel protagonista na eleição do prefeito de São Luis, que é filiado ao PTC”, cita Patinhas. O dirigente comunista destacou ainda os vices prefeitos eleitos do PCdoB em São Paulo, Recife e Rio Branco.

Segundo Patinhas, o crescimento do PCdoB vem sendo gradual. “A cada eleição acumulamos forças, passamos a ter experiência em administrações municipais e enfrentamos novos desafios. Ainda participamos de eleições onde a legislação nos prejudica, por isso defendemos a necessidade de uma reforma política, com financiamento público de campanha e voto em lista fechada. Solucionadas estas questões, partidos como o nosso serão mais valorizados”, defende.

PCdoB no Ceará


Carlos Augusto também considera o crescimento da legenda no Ceará gradual. “Em 2008 elegemos 5 prefeitos, e neste ano subimos para 7. Também aumentamos a quantidade de vice prefeitos de 3 para 5. O número de vereadores acompanhou este crescimento se comparado à eleição municipal anterior. Em 2008 eram 54 parlamentares em 39 cidades. Neste ano elegemos 89 vereadores em 58 municípios cearenses”, contabiliza.

Mas as eleições no PCdoB deste ano não foram feitas só de conquistas. “Em Maranguape, apesar da excelente administração do prefeito George Valentim, não conseguimos reelegê-lo por pouco mais de 600 votos. Em Fortaleza o resultado foi aquém do que esperávamos”, reconhece o dirigente.

Ainda em Fortaleza, com o reposicionamento no 2º turno após o apoio à candidatura vitoriosa de Roberto Claudio (PSB), o PCdoB voltou a compor o bloco de forças mais amplo na disputa junto com demais partidos da base aliada da presidenta Dilma. “Desde o início, quando apresentamos a candidatura de Inácio Arruda à prefeitura de Fortaleza, defendíamos o sentimento de mudança. No 2º turno, diante de candidaturas que representavam o continuísmo e a mudança, nós tomamos a decisão acertada de apoiar Roberto Claudio. Foi uma decisão coletiva, racional e coerente”, defende.

Carlos Augusto ratifica que o apoio a Roberto Claudio, prefeito eleito, não ficará apenas no âmbito eleitoral. “Buscaremos contribuir para que a próxima administração pautada no diálogo com os partidos da base aliada, com os movimentos sociais e que o novo prefeito encaminhe soluções para os graves problemas que o nosso povo enfrenta. Nosso sentimento é que somos participantes com o resultado de um projeto vitorioso”.

Novos desafios

Com o crescimento do partido no Ceará, aumentam também a demandas da direção estadual do PCdoB que irá acompanhar o desempenho dos eleitos. “Como consequência dessa maior representatividade do partido nas prefeituras e parlamentos municipais surge um questionamento: diante deste quadro novo, como cuidar disso?”.

Patinhas informa que o processo de debate será iniciado imediatamente tendo como foco os comitês municipais, segundo ele, organismo protagonista das eleições. “Foram os dirigentes municipais que decidiram sobre o lançamento de candidaturas, quem foi candidato, sobre coligações e o apoios a candidatos de outros partidos. Tudo isso acompanhado pelo comitê estadual. Finalizado o processo eleitoral, passamos a ter uma radiografia melhor do partido em todos os municípios onde estamos organizados”.

Além de fortalecer os comitês municipais o PCdoB também terá como pauta avaliar os resultados das eleições deste ano no Ceará. “Com esta radiografia detalhada, poderemos enxergar melhor nossas virtudes e debilidades. Também iremos avaliar, de forma coletiva, todas as batalhas vitoriosas e extrair lições para os próximos desafios”.

Outra tarefa apontada como fundamental nesta nova etapa é a integração de prefeitos, vices e vereadores aos seus comitês municipais. “Este processo será uma via de mão dupla. Tanto o partido tem a colaborar em seus mandatos como eles, lideranças destacadas em cada município, podem enriquecer os encontros dos comitês locais”.

Patinhas informa que o PCdoB já tem agendadas duas reuniões com os novos eleitos. “E é com o objetivo de integrar que na manhã da próxima quinta-feira, dia 1º de novembro, reuniremos na sede do comitê estadual, prefeitos eleitos, vices, presidentes do partido nos municípios e nossos parlamentares. Neste encontro daremos início ao processo de articulação deles com as direções estadual e municipais, discutindo questões fundamentais como conjuntura política pós-eleição e assuntos relativos à administração municipal. Nosso intuito é fazer um esforço conjunto visando o êxito dessas administrações”, defende.

Outro encontro também reunirá os 89 vereadores do PCdoB cearense eleitos neste ano. A reunião será na manhã do dia 10 de novembro, na sede do comitê municipal do partido em Fortaleza. “Este encontro visa integrar e articular os parlamentares com as demais lideranças do partido para discutir o papel das câmaras municipais e perspectivas de atuação dos vereadores comunistas”, informa Patinhas, que destaca ainda que, a partir de janeiro de 2013, o comitê estadual irá retomar os Fóruns de Integração Regional (FIRs).

Demais frentes

O dirigente comunista destaca ainda que a atuação do PCdoB é permanente e não se limita apenas aos períodos eleitorais. “Nosso partido, em seu projeto de acumulação de forças na busca de uma sociedade socialista atua em três frentes: a institucional/eleitoral, que no momento tem sido a principal; mas também atuamos com muita força nas duas outras frentes essenciais para um projeto de transformação da sociedade que é a dos movimentos sociais e da luta de ideias”.

Patinhas ratifica que, mesmo no período eleitoral, o PCdoB continuou atuante nas demais frentes. “Elas também perpassaram pela questão política na medida em que tanto os movimentos sociais quanto a luta de ideias apresentaram temas que foram debatidos em toda a cidade”.

Encerradas as eleições, Carlos Augusto confirma que o partido deverá se voltar às lutas dos movimentos sociais. “O fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, 50% do pré-sal destinado à educação, o avanço na aplicação do piso nacional dos professores são bandeiras que envolvem os trabalhadores em geral. Também defendemos questões específicas de cada categoria. Nosso partido dará grande atenção às batalhas populares em 2013”.

Na frente da luta de ideias, considera Patinhas, o tema também será aprofundado junto aos comitês municipais. “Em cada cidade, iremos organizar plenárias para discutir as grandes questões que movimentam o país. Através dos nossos instrumentos, como o Portal Vermelho e o jornal "A Classe Operária", levamos opinião fazendo contraponto à mídia burguesa, sempre apresentando novas ideias, abrindo horizontes aos cidadãos”.

De Fortaleza,
Carolina Campos



Leia também:

Patinhas: "PCdoB está com o PSB pelo sentimento de renovação"

Presidente do PCdoB-CE avalia desempenho no partido nas eleições

Nenhum comentário:

Postar um comentário