SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

sábado, 11 de junho de 2011

PCdoB lamenta morte de Ludo Martens, do PT da Bélgica - Portal Vermelho

PCdoB lamenta morte de Ludo Martens, do PT da Bélgica - Portal Vermelho


Em nota assinada pelo Presidente Nacional, Renato Rabelo, e pelo Secretário de Relações Internacionais do PCdoB, o partido lamenta o falecimento no último domingo (5) do camarada Ludo Martens, destacado líder comunista do Partido do Trabalho da Bélgica, fundador e ex-presidente da agremiação.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada em 7 de junho:


São Paulo, 7 de junho de 2011

Ao Comitê Central do Partido do Trabalho da Bélgica (PTB)

Estimados camaradas,


Recebemos na manhã de hoje a inesperada informação do desaparecimento físico do camarada Ludo Martens, fundador do Partido do Trabalho da Bélgica e presidente durante muitos anos de vosso partido, ocorrida em 5 de junho de 2011.


O camarada Ludo Martens será lembrado pelos revolucionários e marxistas-leninistas de todo o mundo com um grande internacionalista. Sob sua proposta, o PTB iniciou em 1992, período difícil que se seguiu à extinção da União Soviética e do chamado "campo socialista", o exitoso Seminário Comunista Internacional, celebrado anualmente em Bruxelas.


Ludo Martens, no contexto da análise crítica das primeiras experiências de construção do socialismo, apresentou relevantes e perenes contribuições que repercutem no relançamento pela luta pelo socialismo no século 21.


Registramos também, como exemplo de internacionalismo do camarada Ludo Martens, em sua última década de vida, o seu trabalho na República Democrática do Congo, e em especial seu trabalho escrito sobre grandes mártires da luta pela libertação nacional dos povos da África, como foram os congoleses Patrice Lumumba, Pierre Mulele e Leonie Abo.


A vida do camarada Ludo Martens registra uma grande contribuição à luta do proletariado belga, quando em 1979 teve papel essencial na fundação do Partido do Trabalho da Bélgica, nascido da fusão da vanguarda do movimento estudantil e do movimento operário.


Seguramente foi um motivo de júbilo revolucionário do camarada Ludo Martens a consistência política, organizativa e ideológica do Partido do Trabalho da Bélgica.


Neste momento, homenageamos a memória do camarada Martens, enviando nossos pêsames a seus camaradas, amigos e familiares.


Com fraternais saudações,


Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil – PCdoB


Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil - PCdoB


Mais dicas do Coletivizando:


Leia a homenagem feita pelo Partido do Trabalho Belga a Ludo Martens (em francês).


Um outro olhar sobre Stalin - Ludo Martens - Editora Revan - Resenha de João Quartim de Moraes





Nenhum comentário:

Postar um comentário