SIGA O COLETIVIZANDO!

sábado, 19 de março de 2016

"Há interesses pesados na ofensiva contra Dilma, Lula e o PT", afirma José Mujica ao Página 12 - Portal CTB

Ferramentas
Tipografia
Medium
  • Default
    O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica disse em entrevista ao jornal Página 12, publicada nesta quinta-feira (17), que foi acertada a decisão de Dilma Rousseff e que é importante que os países latino-americanos apoiem o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. "Lula é um líder muito importante", disse ele.
    A ofensiva contra Lula e o governo de Dilma reflete os anseios de uma elite que não quer perder seus interesses, analisa Mujica. “A direita perdeu toda a racionalidade. Não quer entender que, comendo um pouco menos, ainda assim segue comendo muito, não quer Lula e o PT porque rechaça a necessidade de repartir, ainda que seja um pouco”, diz.
    Mujica aprovou a escolha de Lula para a chefia da Casa Civil. “Lula no governo é algo positivo, oxalá vá bem, mas não será fácil”. Um dos desafios, diz, será mudar a política econômica. “Sei que em sua cabeça ele pensa que há de se colocar em marcha um plano brutal de crédito para os mais endividados e a classe média”, diz.
    O líder uruguaio acredita ainda que há interesses pesados na ofensiva contra o governo de Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores. “Não posso dizer se é esse ou aquele grupo que está jogando, mas digo que há gente que está interessada em tirar Lula da carreira política, e da carreira para as eleições”.
    Além de lutar contra a direita, outro desafio do governo será buscar o apoio dos brasileiros que não foi para as ruas. “É verdade que os que pagam o pato da crise não são os que vão gritar contra Dilma e contra Lula, é o povo pobre. É preciso trabalhar por esse povo”.
    Mujica também entende que a situação do Brasil influencia toda a região, que pode ser “contagiada” pela onda conservadora e que pede a derrubada de governos democráticos. Para o ex-presidente uruguaio, é hora de os países sul-americanos mostrarem sua solidariedade. “É preciso estender uma mão para o Brasil desde fora, desde os países irmãos temos que rodeá-lo para que a legalidade democrática não caia”.
    Questionado se é otimista ou pessimista a respeito do cenário brasileiro, Mujica afirma sentir uma certa “amargura”, especialmente em relação ao grande número de jovens que não vivenciaram a ditadura militar. Diz que a juventude não tem ideia do que significa uma ditadura  e das consequências de um possível golpe militar. “Quando há ditadura a imprensa não escreve essas coisas. Não há liberdade de imprensa quando tiram os governos democráticos do poder, é isso que tem que se colocar na cabeça dos jovens brasileiros nesses dias”, diz.
    A atuação do Judiciário também é alvo de críticas de Mujica. Ele entende que, no caso de Lula, há um esforço “incomum” para encontrar algo que o comprometa nas investigações da Operação Lava Jato. “Dá a impressão de um certo vedetismo jurídico no Brasil”. Diz. “Há gente na Justiça que cria denúncias muito chamativas para aparecerem nos meios de comunicação e fazer seus negócios”, diz.
    Portal CTB com Opera Mundi e Página 12

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Livro Textos de Combate - Venda Disponível

    Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

    O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...