SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Movimentos Sociais manifestam-se contra guerra na Líbia e pela Paz no Oriente Médio

           

Por KHARINNA CANAVARRO e Coletivizando

Coordenação dos Movimentos Sociais do Distrito Federal,intensificou as ações de solidariedade ao povo líbio, a pedido de uma das entidades que a integra, o MDD, Movimento Democracia Direta, que contou como  apoio  da CUT, CTB, CGTB, UNE, UBES, MST, CEBRAPAZ, CDR Cubana, entre outras,  na oposição à guerra imperialista contra a Líbia pedindo imediata suspensão da dos ataques dos EUA e da UE sob o manto da OTA, contra esse país norte-africano.
      O documento com essas posições foi entregue nesta quinta feira, 31, nas Comissões de Relações Exteriores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, e no Gabinete do Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmando:

“É com grande indignação que a Coordenação dos Movimentos Sociais, reunida no dia 28 de março, acompanha as conseqüências da resolução do Conselho de Segurança da ONU que, mesmo sem ser unânime, deflagrou uma agressão militar contra a Líbia. Sob cínicas declarações "humanitárias", os governos das grandes potências (EUA, França, Reino Unido, Itália, Espanha) - agora com a chancela da OTAN - bombardeiam esse país norte - africano de apenas seis milhões de habitantes”.
          “A agressão imperialista intervém numa guerra civil, causa centenas de mortes entre a população e é, na verdade, uma nova guerra de rapina por petróleo e uma estratégia de contenção contra a luta que varreu os regimes ditatoriais sustentados pelos EUA e a OTAN nos vizinhos Egito e Tunísia. Os Movimentos Sociais do Brasil exigem o fim imediato dos bombardeios à Líbia, reafirma que a intervenção militar externa é inaceitável e atentatória à soberania nacional dos povos. É a descarada manutenção, pela força, dos interesses das potências imperialistas e suas multinacionais na região.
        Finalizando, o documento diz:“Neste momento de profunda aflição, prestamos toda nossa solidariedade ao povo líbio, pois apenas a ele cabe a decisão sobre seu próprio destino.Dirigimo-nos ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil e as representações do Senado e da Câmara Federal, para que expresse junto aos organismos internacionais e, em particular à Organização das Nações Unidas, a exigência dos Movimentos Sociais pelo imediato fim da intervenção militar da OTAN na Líbia, pela cessação imediata dos bombardeios, e pelo restabelecimento da paz naquela região”.

      Ao finalizar a reunião no Itamaraty o grupo de manifestantes dirigiu-se à casa do Embaixador da Líbia no Brasil, Salem Al Zubeid onde  manifestaram pessoalmente seu apoio às manifestações que acontecem em todo o mundo contra a guerra na Líbia e por uma solução pacífica sem intervenção das potencias imperialistas.

    O Coordenador da CMS no DF e representante da CUT, Ismael Silva fez questão de manifestar sua indignação contra os bombardeios praticados pelos EUA e França que mataram centenas de civis em Trípoli nestes últimos dias.

   Acilino Ribeiro, Coordenador Nacional do MDD e um dos principais dirigentes da CMS no DF,  disse que os crimes praticados pelos EUA e a União Européia, através da OTAN - qualificada por ele "Organização Terrorista do Atlântico Norte" - serão julgados e condenados pela história. Para ele, “ terroristas como Obama, Sarkozy, Cameron, Hillary Clinton e Robert Gates devem pegar prisão perpetua pelos hediondo crimes praticados, como o assassinato de crianças, jovens, idosos e mulheres, dentre milhares de civis os quais são os responsáveis”, concluiu.

   Paulo Vinicius, representante da CTB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, reafirmou a unidade dos movimentos sociais pela necessidade de combater o imperialismo e levá-lo a derrota política em todo o mundo.

   O representante do Comitê de Defesa da Revolução Cubana, Marcelo Melquiedes, reafirmou a posição dos movimentos sociais brasileiros em lutarem até as últimas conseqüências para conseguirem a Paz na região, buscando se necessário a articulação internacional para o fortalecimento da luta.

    Iberê Lopez, Presidente do CEBRAPAZ, Centro Brasileiro pela Paz, afirmou que levará o assunto ao Conselho Mundial da Paz para intensificar suas ações, lembrando que a Presidente do órgão, Socorro Gomes, já manifestou posição idêntica ao dos movimentos sociais brasileiros e que continuará lutando pela paz na Líbia e demais países do Oriente Médio. 

     O embaixador da Líbia no Brasil, Salem Zubeib, agradeceu aos manifestantes afirmando que além do governo brasileiro a sociedade manifesta seu apoio a paz na Líbia e em toda a região como tradicionalmente tem sido de forma histórica. Afirmou que tais manifestações eleva a moral dos líbios que lutam contra o imperialismo e o sionismo, responsáveis pelo que hoje acontece em seu país.  
  
Fonte:Rede Noticias Interprensa - Sucursal Brasil- interprensa.brasilnoticia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário