sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Juventudes do Mercosul realizam seminário em Foz do Iguaçu - Portal Vermelho

Juventudes do Mercosul realizam seminário em Foz do Iguaçu - Portal Vermelho

Com o objetivo de debater os rumos do Mercosul, cerca de 300 jovens dos cinco países que compõem o bloco participam do evento de três dias na cidade


A cerimônia de abertura do Juvensur aconteceu no Hotel Rafain, na noite de quinta-feira (1º/11) com a presença de autoridades e militantes sociais do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Objetivo do encontro é debater os rumos e a integração do Mercosul com a visão e a criatividade dos jovens.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, abriu o evento saudando a juventude paraguaia. “Não importa o que aconteça, nada vai nos separar de vocês”, e foi imensamente aplaudido.

De acordo com o ministro, é responsabilidade dos jovens latinos debaterem os problemas sociais, econômicos e culturais de seus países e trabalharem juntos para resolvê-los. “Nossa colaboração uns com os outros é fundamental para a integração”.

O evento vai, durante os três dias, promover debates, painéis e grupos de trabalho voltados para a integração da América Latina por meio da coesão social e o sentido de pertencimento da educação de desenvolvimento.

Carvalho sinalizou a importância de fóruns como este e enfatizou a responsabilidade dos participantes. “Na minha época de militante a integração que acontecia na América Latina era dos governantes que se reuniam para discutir técnicas de tortura e repressão e nós, militantes, nos reuníamos clandestinamente para debater a resistência. Hoje temos a oportunidade de sentar aqui e debater o desenvolvimento da América Latina! Essa responsabilidade é de vocês jovens”.

Ao final, os participantes irão produzir um documento com as resoluções dos debates e já afirmaram que deste encontro sairá também uma carta de repúdio ao recente golpe parlamentar no Paraguai. “Essa história não pode ser esquecida, precisamos tocar no assunto, e vamos aproveitar esta oportunidade”, disse a presidenta do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães.

Mariana Serafini, de Foz do Iguaçu, especial para o Vermelho