sábado, 10 de novembro de 2012

Adital - Ubes convoca 2º Encontro Nacional de grêmios com agenda no Nordeste do Brasil

Adital - Ubes convoca 2º Encontro Nacional de grêmios com agenda no Nordeste do Brasil
Programação unirá encontro de mulheres e Festival de Cultura da entidade
O saldo dessa quarta-feira (7) fechou em uma agenda vitoriosa de atividades aos secundaristas brasileiros para o próximo semestre com a decisão unificada da diretoria Executiva da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES, que em reunião, convocou para 18 a 21 de janeiro de 2013, o maior encontro de grêmios estudantis de todos os estados do país, o 2° Encontro Nacional de Grêmios da entidade que acontecerá em Recife.
Com programação que busca alcançar todas as esferas do movimento secundaristas, por tamanha organização, pretendendo ocupar o nordeste brasileiro com as pautas secundaristas, o evento alcança prestígio sem precedentes na história da entidade que programa realizar na mesma data o 2° Encontro de Mulheres Estudantes e Festival de Cultura da UBES.
"Vivemos um momento único na história do Brasil, acabamos de aprovar uma luta histórica que foi a aprovação das cotas sociais e raciais nas universidades e o ensino técnico cada vez mais é popularizado, mas é preciso mudar radicalmente a escola. O 2º Encontro de grêmios aprovará a resolução da Nova Escola, uma escola que dialogue com a realidade e os anseios dos estudantes”.
O 2° Encontro Nacional de Grêmios será o ponto norteador de todo o evento encaminhando para o centro das discussões os três principais temas da educação pautados pelos estudantes, sendo estes: a construção da Nova Escola nas salas de aula de todo país; a luta incessante da entidade pelo Passe Livre, e em destaque, a defesa do Ensino Técnico no Brasil.
Jovens mulheres estudantes entram para o debate
Articulando ainda mais a participação das jovens secundaristas, a entidade também firma dentro da programação o debate de gênero dentro dos grupos de discussão, buscando integrar toda base do movimento secundarista.
"A educação é a principal forma de transformar a sociedade, apesar das mulheres cada vez mais ocuparem postos de destaque, ainda enfrentamos muitas discriminação nas salas de aula, no estágio, no trabalho e na política. Discutir a participação da mulher na sociedade significa – obrigatoriamente, incluir essa discussão transversalizada na escola”.
Criando um espaço exclusivo para o debate de mulheres, a juventude secundarista terá a oportunidade de aumentar a interlocução, a interação entre culturas e agregar a força e representatividade do movimento estudantil secundarista, que é de enfatizar a valorização das jovens mulheres que atuam no mercado de trabalho e na política, construir uma pauta de implementação seja na educação não sexista dentro da sala de aula, na sexualidade e na saúde.
Festival de cultura da UBES
Aproveitando a estadia em solo nordestino, os secundaristas se apropriando da cultura e comemorando o centenário de Luiz Gonzaga, preparam como atividades integradas ao Encontro de Grêmios e de Mulheres, o Festival de Cultura da UBES em Recife, em breve com definição da agenda.
A notícia é da Ubes