SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Pelo DIREITO À CRECHE - Nágyla Drumond


Me perdoem os que pensam diferente, mas, eu adorava deixar minha filha na creche às 7 horas da manhã e buscá-la às 17horas com banho já tomado e, muitas vezes, com lanche do finzinho de tarde. Adorava. Eu trabalhei, estudei e militei de maneira mais tranquila durante 9 anos. Sim, Clarice saiu da creche e ficou em tempo integral até o 4° ano. Mudou de Colégio e a distância me fez optar por transporte escolar de ida e volta, o que nos fez economizar tempo e dinheiro.
Fiz o primeiro ano de mestrado grávida e raríssimas vezes tive que levá-la ao trabalho, ou pra faculdade (mestrado e doutorado), ou mesmo pra atividades militantes. Tudo bem que só houve amamentação por 120 dias, o que nos deixou "mais independentes" uma da outra, mas, sempre tentei preservar o espaço dela e o meu, compreendendo que eu já havia parido e que não poderia carregá-la como se o cordão umbilical não houvesse sido cortado.
Sempre recebi críticas: veladas e/ou descabidas. Sempre. Piadas. Olhares tortos. Chegavam a dizer que parecia que eu nem era mãe pq parecia que Clarice não reclamava, não adoecia, não chorava.... O povo é escroto demais, né, não?
Sempre tive um suporte emocional fundamental em nossas vidas. Minha mãe assumiu Clarice como dela, tbm. Meu irmão e pai, idem. Sempre estabelecemos redes de apoio e cuidado entre minha filha e seus amigos de colégio. A escola para ela e para nós sempre foi um potente espaço de sociabilidade e formação de redes de solidariedade.
Eu tentei priorizar a qualidade de nosso tempo juntas. Há momentos exclusivamente nossos. Tentando fazer com que ela entenda, desde cedo, que somos pessoas diferentes, com necessidades diferentes, embora compartilhemos a mesma casa e os mesmos cuidados uns com os outros. Ela cresceu sabendo que assumimos tarefas conosco e consigo mesmos e que isso nâo tira a nossa individualidade, principalmente, qdo somos mulheres, este "ser" que o mundo inteiro quer frescar e dizer o que fazer.
Crianças têm o direito de brincar, de ter seu espaço. Para mães e pais que trabalham demais, não tenhamos culpa. Não fiquemos a carregar nossos meninos pra cima e pra baixo, como se eles não precisassem de uma rotina; precisam, necessitam. Construamos mais redes de solidariedade e maternagem e pensemos mais em nossa saúde mental. Cuidar é bom. Cuidar cansa demais. Cuidar é necessário demais. É tarefa de uma vida inteira. E por isso mesmo, não podemos queimar todos os nossos cartuchos de vitalidade de uma só vez, na infância de nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário