SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Partido Comunista da Boémia Morávia ameaçado

De: Jangada de Pedra:

http://jangada-de-pedra.blogspot.com/



Depois de ter logrado ilegalizar a Juventude Comunista Checa (KSM), sob forte resistência dos comunistas checas aliada a alargada solidariedade internacional, é agora o Partido Comunista da Boémia e Morávia (KSCM) que irá enfrentar ataques que visam a sua ilegalização.
O Senado Checo aprovou, no início deste mês, uma comissão parlamentar para investigar se o KSCM respeita a lei dos partidos e se a sua existência está de acordo com a Constituição Checa.
A comissão foi proposta, e é liderada, pelo Senator Jaromir Stetina, que foi eleito para o Senado em 2004, na coalição encabeçada pelos verdes. Stetina é um dos promotores de uma adenda à lei criminal que pretende banir a promoção do comunismo. No mandato anterior, a Câmara de deputados havia recusado o decreto, mas o Senado pretende resubmetê-lo, agora com uma provisão adicional ilegalizando o uso de símbolos comunistas e nazis, seguindo o modelo Húngaro.
O KSCM foi o terceiro partido mais votado nas últimas eleições para a Câmara de Deputados, em Junho de 2006, tendo então obtido 12.8% dos votos, atrás do Partido Democratico Cívico (35%) e do Partido Social Democrata (32%). Tal representou uma queda dos 18.5% verificados em 2002 para a Câmara de Deputados e dos 20.3 % obtidos em 2004 para o Parlamento Europeu. No Senado (de 81 membros), porém, para o qual as eleições estão organizadas por círculos uninominais, o KSCM obteve apenas 2 deputados nas eleições de 2006, sendo assim a quinta força. A gigante campanha anti-comunista terá certamente contribuido para a descida eleitoral. Não obstante, trata-se de uma força política de grande influência. Uma sondagem recente (finais de Outubro) atribuía-lhe 11% das intenções de voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário