quinta-feira, 11 de junho de 2015

Congresso da UNE elege Carina Vitral presidenta da entidade - Portal Vermelho

Congresso da UNE elege Carina Vitral presidenta da entidade - PCdoB. O Partido do socialismo.



O 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) que teve início na última quarta-feira (3) em Goiânia, se encerrou neste domingo (7), com a eleição da nova direção da entidade para o biênio 2015-2016. Da chapa Abre Alas, a paulista Carina Vitral, de 26 anos, estudante de Economia da PUC-SP, recebeu 2367 votos, do total de 4071, referentes a 58,4% dos votos dos delegados, e é a nova presidenta da UNE.
 
 Carina Vitral é eleita presidenta da UNE.
Depois de cinco dias de intenso debate, o maior encontro do movimento estudantil brasileiro, com quase 6.500 delegados credenciados, oriundos de todos os estados do Brasil, elegeu a militante da União da Juventude Socialista (UJS), Carina Vitral.

A estudante que recentemente presidiu a União Estadual dos Estudantes (UEE-SP) é a mais jovem integrante da direção nacional do PCdoB (Comitê Central).

Em entrevista ao Portal Vermelho publicada no dia 26 de maio deste ano, Carina que nasceu em Santos-SP, falou sobre o orgulho de ser comunista e contou sua trajetória de luta à frente do movimento estudantil (leia aqui).

O maior congresso dos últimos tempos
Em um processo eleitoral que teve a participação recorde de delegados representando 98% das instituições de ensino superior no Brasil, a plenária final do 54º Congresso da UNE também deliberou sobre o projeto da entidade para os próximos dois anos e aprovou moções de apoio.

Este Congresso foi o maior da UNE desde a reforma eleitoral da entidade realizada em 2007, quando a escolha dos delegados acontece por universidade, e não mais por curso, como era anteriormente. Ou seja, os delegados são os eleitos para representar os estudantes de sua universidade no Congresso. Ao todo, cerca de dois milhões de universitários participaram da eleição dos delegados em todo o país.

O 53º Congresso da UNE (2013) também elegeu uma mulher, Virgínia Barros, a Vic, como presidenta da entidade. Na história da entidade, é a primeira vez, em 77 anos, que a presidência da entidade será ocupada sucessivamente por mulheres. Nesta edição, a vice-presidenta da entidade também é uma mulher, Moara Saboia, de 25 anos, estudante de Engenharia Civil da UFMG.



Eliz Brandão, do Portal Vermelho