SIGA O COLETIVIZANDO!

terça-feira, 11 de junho de 2013

CONSUNI-UnB indica membros do Conselho Diretor - UnB Agência - Universidade de Brasília (UnB)

UnB Agência - Universidade de Brasília (UnB)
Mariana Costa/UnB Agência


Consuni indica representantes para Conselho Diretor da FUB

Lista tríplice com nomes dos membros e suplentes para o colegiado será enviada ao Ministério da Educação
Vivian Palmeira - Da Secretaria de Comunicação da UnB

O Conselho Universitário da UnB (Consuni) indicou os nomes dos representantes que serão encaminhados ao Ministério da Educação (MEC) para compor o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília (FUB). Com 38 votos favoráveis, os conselheiros aprovaram, na última sexta-feira (7), parecer do professor Noraí Romeu Rocco. O documento recomenda a formação de um colegiado com metade dos membros vinculados à universidade e com notória participação na vida acadêmica. Os demais integrantes são cidadãos públicos com olhar externo à instituição. Conheça os nomes indicados pelo Consuni.

A decisão foi permeada de discussões entre os conselheiros. Isso porque o Conselho Diretor tem como função principal administrar o patrimônio da Fundação Universidade de Brasília (FUB) e aprovar as contas anuais da universidade. Segundo a lei de fundação da UnB (Lei nº 3.998/1961), a renovação do Conselho Diretor é feita mediante nomeação do Presidente da República, após indicação de nomes pelos atuais membros do colegiado. Mas o colegiado não se reúne desde 2008, quando foi descontinuado.

A decisão de reativar o Conselho Diretor da FUB tem o objetivo de reestabelecer o cumprimento da lei e segue parecer favorável da Procuradoria Jurídica da UnB. No entanto, alguns conselheiros questionam a necessidade de reativação do Conselho Diretor, alegando que há cinco anos a universidade vem funcionando sem ele. Alguns acreditam que o próprio Consuni poderia exercer as atribuições do Conselho Diretor, outros avaliam que não cabe ao Conselho Universitário definir os novos nomes.

IMPASSE – A professora do Departamento de Engenharia Ambiental, Cristina Célia Brandão pediu vista do processo ao alegar conflito de interesses na lista de nomes apresentada. O pedido foi rebatido por outros membros do Consuni. O impasse foi definido com votação. Foram 41 votos contra o pedido de vista, 25 a favor e nenhuma abstenção.

Na sequência, houve novos pedidos de intervenção. Os membros negaram a continuação das falas com 36 votos contrários, nove favoráveis e uma abstenção. No total, 74 membros do conselho assinaram a lista de presença.

Mariana Costa/UnB Agência


FUNDAÇÕES - Ainda na pauta do Consuni, foi aprovada a regulamentação que trata da relação entre a Fundação Universidade de Brasília e as fundações de apoio. O documento apresenta as regras de convênio, acompanhamento e prestação de contas dos projetos desenvolvidos na UnB. Em 5 de abril, a minuta da resolução foi levada à discussão no Consuni, mas não foi deliberada. Os conselheiros consideraram que o documento precisava de mais reflexão. Um grupo de trabalho, coordenado pelo decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, foi organizado com participação da Procuradoria Jurídica da universidade e chegou-se ao modelo de regulamentação proposto na última reunião, aprovado com 48 votos a favor, 13 contra e cinco abstenções. Um guia de relacionamento voltado a quem lida com projetos na universidade será elaborado para reger a relação com as fundações de apoio.

A reunião do Consuni teve início por volta das 14h30 e seguiu até às 18h15. Alguns itens da pauta acabaram não sendo discutidos. Entre eles, a indicação de um representante para o Conselho de Administração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organização social sem fins lucrativos que cuidará da gestão do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB); a indicação dos membros que farão parte do Conselho Editorial da Editora da UnB; a decisão sobre outorga de título de professor emérito para a professora Elenice Maria Ferraz e o recurso interposto pelo Instituto de Física, pela Faculdade de Ciências da Saúde e Faculdade de Medicina sobre decisão do Conselho de Administração (CAD) da UnB sobre a localização e gestão do espaço destinado ao futuro prédio do Instituto de Física.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Listas Tríplices com os propostos ao Conselho Diretor da FUB

1º Membro Titular:
Reinhardt Adolfo Fuck;
Jacques Rocha Velloso;
Flávio Rabelo Versiani.

2º Membro Titular:
Volnei Garrafa;
Keti Tenenblat;
Gustavo Lins Ribeiro.

3º Membro Titular:
Janete Ana Ribeiro Vaz;
Nikolaus von Behr;
Ellen Fensterseifer Woortmann.

4º Membro Titular:
Marco Antonio Raupp;
Roque de Barros Laraia;
Isaac Roitmann.

5º Membro Titular:
João Paulo Sepúlveda Pertence;
José Carlos Córdova Coutinho;
Aldo Paviani.

1º Membro Suplente:
Ubiratan Aguiar;
Onildo João Marini;
Charles Curt Mueller.

2º Membro Suplente:
José Mario Abdo;
Iris Ferrari;
Vladimir Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...