SIGA O COLETIVIZANDO!

terça-feira, 18 de junho de 2013

2º Encontro Nacional da Juventude da CTB reunirá sindicalistas de todo o país em BH

2º Encontro Nacional da Juventude da CTB reunirá sindicalistas de todo o país em BH


A Secretaria da Juventude Trabalhadora da CTB irá realizar, entre os dias 28 e 30 de junho, em Belo Horizonte (MG), o 2º Encontro Nacional da Juventude. A atividade será realizada no Centro de Formação da Federação de Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e deve contar com a presença de cerca de 150 participantes de todo o país.

Sob o lema “Unir a Juventude que Trabalha e Estuda à Luta Sindical”, o Encontro pretende discutir os principais temas ligados à atual conjuntura política, econômica, sindical e social do Brasil, a partir do viés da juventude trabalhadora, tanto do campo como das grandes cidades do país.

A expectativa do secretário da Juventude Trabalhadora da CTB, Paulo Vinicius Silva, é a de que todas as seções estaduais da Central garantam a presença de representantes no Encontro, assim como os sindicatos das principais categorias nos quais a juventude trabalhadora tem grande inserção.

“O Encontro vai aprofundar o debate sobre os ramos, já que a juventude tem grande representatividade em categorias-chave como metalúrgicos, rurais, educação, bancários, telemarketing, petroleiros, comerciários, agentes comunitários de saúde, serviço públicos em todos os níveis, entre outros. Nossa juventude dará uma grande contribuição aos sindicatos”, afirmou o dirigente da CTB.

Acolhida

Para Vilson Luiz da Silva, secretário de Finanças da CTB e presidente da Fetaemg, será um grande orgulho ceder o espaço necessário para a realização do Encontro. “Será um prazer muito grande para os mineiros e mineiras, algo de grande importância para nós também, pois a Fetaemg foi a primeira federação rural a se filiar à CTB. Aliás, a CTB foi fundada em nossa cidade, há pouco mais de cinco anos, algo que torna a atividade ainda mais significativa”, destacou.

O presidente da Fetaemg entende que o 2º Encontro da Juventude vem em boa hora e está em consonância ao atual momento vivido pela CTB. “Nossa Central vai se consolidando, buscando seu protagonismo em todas as faixas etárias. Esperamos que a juventude possa produzir documentos que direcionem o rumo para que os sindicatos ainda não filiados vistam nossa camisa e venham para a CTB. Precisamos dialogar mais e com certeza haverá uma grande receptividade”, afirmou Vilson Luiz.

Agenda compartilhada

Paulo Vinicius também destaca que a agenda do Encontro está alinhada às principais demandas do movimento estudantil. “A juventude trabalhadora do país estuda. Temos que ampliar essa a capacidade do sindicalismo de diálogo com os jovens de todas as regiões do Brasil”, defende o dirigente.

Para o presidente Wagner Gomes, é crescente a demanda política, sindical e institucional da ação da juventude da CTB. “Às vésperas da realização do 3º Congresso Nacional da Central, é fundamental que o 2º Encontro da Juventude faça um balanço de sua atuação no período mais recente e discuta as perspectivas e desafios que surgirão nos próximos anos”, sustenta.

Coletivo Nacional

O 2º Encontro Nacional também reservará espaço em sua programação para a eleição do Coletivo Nacional da Juventude da CTB. Além disso, será lançada a Revista da Juventude Trabalhadora, fruto de uma parceria entre a Secretaria e diversos sindicatos classistas.

Inscrições

O preenchimento das 150 vagas para o 2º Encontro deverá ser feito por meio do e-mail juventude@portalctb.org.br. Maiores informações também podem ser obtidas através do email ou então pelo telefone (11) 3106-0700 (ramal 209), com a assessora Liliana Ferreira.

Serviço
2º Encontro Nacional da Juventude Trabalhadora da CTB
Onde: Centro de Formação da Fetaemg – R. Cissus, 15. Bairro Juliana, Belo Horizonte (MG).
Quando: 28 a 30 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livro Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...