Os comunistas do Brasil nesta data efêmera de hoje completam 103 anos! Várias siglas reivindicam sua tradição, seus princípios e seu legado. No mar de um século o Partido Comunista do Brasil foi fundado em 25 de março de 1922, na cidade de Niterói, Guanabara, então.
Um fato marcante para história política do pais, fincou sua base e de lá pra cá, construiu um corpo ideológico, uma metodologia e filosofia de mundo; diferente da estrutura do estado burguês e liberal.
Durante esse século a classe operária se organizou por esta orientação e resistiu a vários golpes no trem da história, sob a ditadura Vargas; o revisionismo que criou o PCB - Partido Comunista Brasileiro; a ditadura militar por 20 anos; a resistência armada do Araguaia; as fragmentações de siglas, confundindo o povo e a classe operária, absorvendo acriticamente a luta dos direitos civis estadunidenses em sua orientação esquerdista identitária.
Novos desafios se apresentam para os comunistas do Brasil, o primeiro deles é o refluxo da esquerda, o avanço do fascismo e a luta por um pais desenvolvimentista sob uma frente ampla.
Poucas siglas que se intitulam compreendem esta tática, estao sob o fogo doentio do esquerdismo identitário, tentam isolar os trabalhadores de sua missão, por interesses mesquinhos de disputas de militancia e versões "marxistas".
Esse é o quadro que os comunistas do Brasil tem a enfrentar, buscando a unidade na luta, fortalecendo a frente ampla, a luta antiimperialista e chamando o povo para puxar o governo Lula - em disputa - para o lado de cá.
Mas para essa engenharia, o caminho não é se fundir e nem se confundir; é crescer com o povo, porque nossas idéias são povo, o valor do trabalho; os comunistas do Brasil continuam na encruzilhada histórica, a essência não se confunde, se une!
Viva o PCdoB!
Nas ruas, nas praças; da luta não fugiu!
E viva o Partido Comunista do Brasil!
Celino Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário