SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

'Sapatos contra Bush, o golpe final', diz Saramago

http://www.vermelho.org.br

16 DE DEZEMBRO DE 2008 - 15h02

'Sapatos contra Bush, o golpe final', diz Saramago

O prêmio Nobel português José Saramago disse nesta terça-feira (16) que os sapatos atirados contra Bush pelo jornalista iraquiano no último domingo, no Iraque, é o golpe final na sua administração.

"Nos faltava o golpe final, nos faltavam esses sapatos que um jornalista da televisão iraquiana lançou sobre a mentirosa e descarada fachada que tinha em frente", sublinha o escritor português em uma nota que foi publicada em seu blog pessoal.

Para o premiado intelectual, a cena registrada na capital iraquiana provoca um riso imediato e lembra que Bush, "famoso por sua abissal ignorância e seus contínuos dislates lingüísticos, nos fez rir muitas vezes durante os últimos oito anos".

Mas Saramago também aponta que esse mesmo homem, "também famoso por outras razões menos atraentes, paranóico contumaz, nos deu mil motivos para que o detestássemos, a ele e a seus acólitos".

"Cúmplices na falsidade e na intriga, mentes pervertidas que fizeram da política internacional uma farsa trágica e da simples dignidade o melhor alvo da irrisão absoluta", agrega Saramago.

O octogenário intelectual assegura que o mundo, apesar do desolador espectáculo que nos oferece todos os dias, não merece um Bush.

"Tivemo-lo, sofrêmo-lo, a um ponto tal que a vitória de Barack Obama terá sido considerada por muita gente como uma espécie de justiça divina", continua.

Ao referir-se ao incidente em Bagdá, Saramago considera que os sapatos deveriam ter pés dentro deles e o objetivo do golpe seria a parte curva do corpo, onde as costas mudam de nome.

E conclui: "Mutazem al Kaidi (fique o seu nome para a posteridade) terá encontrado a maneira mais contundente e eficaz de expressar o seu desprezo. Pelo ridículo. Um par de pontapés também não estaria mal, mas o ridículo é para sempre. Voto no ridículo".

Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário