"O Mercosul, juntamente com nossos amigos da América Latina e Caribe, não assistirá passivamente ao debate sobre a crise mundial. Teremos um papel importante a jogar na construção de uma nova arquitetura política e econômica internacional, multipolar e multilateral", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao abrir na Bahia nesta terça-feira (16) a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul. Lula tratou como "companheiros" os 16 chefes de Estado presentes, destacando a presença do cubano Raúl Castro.
Unasul aprova relatório sobre massacre em Pando
Os presidentes e representantes dos países que integram a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) aceitaram nesta terça-feira (16) o relatório sobre o massacre ocorrido no último mês de setembro na cidade boliviana de El Porvenir, no departamento (estado) de Pando, no qual pelo menos 18 camponeses pró-governo Evo Morales foram mortos por militantes opositores.
Cuba entra oficialmente para o Grupo do Rio
Uma rápida reunião extraordinária do Grupo do Rio, no começo da noite desta terça-feira (16), oficializou a entrada de Cuba no bloco, aprovada em reunião ministerial no México, no dia 13 de novembro. O país não integra organismos multilaterais regionais desde os anos 60, quando saiu da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Chávez celebra cúpulas sem a tutela dos Estados Unidos
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, destacou nesta terça-feira (16) que a realização de quatro cúpulas de líderes latino-americanos e caribenhos no Brasil evidencia o "fim da hegemonia e do imperialismo" americanos na região.
Para Raúl Castro, ordem econômica prejudica integração
O presidente cubano Raúl Castro afirmou nesta terça-feira (16) que a ordem econômica internacional — por seu caráter ''injusto e egoísta'' — é um obstáculo para a integração econômica da América Latina, ao discursar como convidado na abertura da 36ª Cúpula do Mercosul.
Uruguai refuta possibilidade de deixar a Unasul
O Uruguai não tem intenção de abandonar a União de Nações Sul-americanas (Unasul), cuja reunião de Cúpula acontece nesta terça-feira (16) no Brasil com a presença do presidente Tabaré Vázquez, que se opõe à candidatura do ex-presidente argentino Néstor Kirchner para a secretaria executiva da organização.
Cúpulas cobram compromisso dos presidentes da América Latina
Salvador despontou, nestes dias de meados de dezembro, como a capital dos povos do sul e do sindicalismo latino-americano e caribenho. Uma série de cúpulas e encontros testou a capacidade de mobilização e unidade dos movimentos organizados, dos partidos de esquerda e mesmo dos povos do continente.
Bolívia terá em 2009 programa massivo de pós-alfabetização
O governo da Bolívia informou nesta segunda-feira (15) que em fevereiro de 2009 começará uma campanha massiva de pós-alfabetização em todo o país. Seu nome será "Sim, eu posso continuar" e abrangerá todo o território na busca por consolidar a educação primária em um período de três anos.
Debate expõe rejeição enfática da América do Sul à 4ª Frota
Uma série de críticas e o repúdio enfático da América do Sul à reinstalação da “imperial” 4ª Frota americana deram a tônica do painel “Desmilitarização e Soberania Regional”, realizado em Salvador (BA), neste domingo (14), penúltimo dia da Cúpula dos Povos do Sul 2008. “A 4ª Frota é a principal ameaça à paz em nossa região”, resumiu o argentino Juan Roque, da Mopassol (Movimento pela Paz, Soberania e Solidariedade entre os Povos).
www.vermelho.org.br
www.vermelho.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário