Resolução da Comitê Regional do PCdoB-DF sobre o projeto eleitoral de 2022
Estamos há menos de 100 dias do primeiro turno das eleições presidenciais e das eleições para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, Senado Federal e Governo do Distrito Federal. Nesse momento especial da luta política, nosso Partido foi decisivo na construção de um polo de unidade entre as forças progressistas representado pela Federação Brasil da Esperança. Estamos no centro da construção política que deve derrotar o atraso e o fascismo em suas diversas apresentações políticas e que sustentam o governo catastrófico de Bolsonaro. Aqui no DF, o atual governador também se sustenta com as mesmas forças, e sem constrangimento trai compromissos assumidos em 2018 e sua própria trajetória pessoal.
Nos próximos dias, iremos enfrentar esse arco de forças reacionárias e irresponsáveis, por isso, mais do que nunca é necessária Unidade, Dedicação, Disciplina e Envolvimento de todos(as) os(as) comunistas do DF.
Temos a reponsabilidade de ocupar os espaços institucionais varrendo o fascismo que ocupa os gabinetes em Brasília de volta para o lixo da história.
Por isso, o Comitê Regional do PCdoB – DF estabelece o Projeto Eleitoral 2022 dos comunistas da capital da República, a saber:
1. Em relação às eleições presidenciais: dedicar todos os esforços na eleição Lula e Alckmin em nossas cidades e assim derrotar Bolsonaro no Distrito Federal e no Brasil, desenvolvendo atividades partidárias próprias, inserindo-se nas ações da Federação e da ampla frente de apoio à Lula.
2. Em relação às eleições para o Governo do DF e para o Senado: dedicar nossos esforços na eleição de Leandro Grass governador e Rosilene Correa senadora, assim como oferecer os nomes de nossos valiosos quadros para participarem das chapas majoritárias da FE Brasil no Distrito Federal, e indicando o nome da nossa camarada Olgamir Amância para pré-candidatura a vice-governadora.
3. Em relação às eleições para a Câmara dos Deputados, nos inserimos no projeto eleitoral nacional contribuindo para o esforço nacional do Partido de reeleger e ampliar nossa bancada e ampliar ao máximo a votação nacional. No Distrito Federal nosso objetivo é eleger um(a) deputado(a) federal e obter a maior votação possível para a Câmara dos Deputados. Para cumprir tal objetivo, o Comitê do Distrito Federal apresenta a indicação da pré-candidatura prioritária de Ana Prestes, que obriga o Partido a envidar o esforço militante, político e financeiro para essa prioridade, e no sentido de buscar ampliar a votação do Partido, apresentar a pré-candidatura de Flauzino Antunes, que, além disso, cumpre a decisão sobre candidatura de cada gênero.
4. Em relação às eleições para a Câmara Legislativa do DF (CLDF) apesar das justas pré-candidaturas apresentadas por vários(as) camaradas valorosos(as) e de frentes de luta do Partido, como o Mov. Negro, Mov. Mulheres, Juventude e Mov. Sindical e todas elas serão incorporadas nas candidaturas coletivas, surge a necessidade de concentrarmos nossas candidaturas e nossa luta eleitoral. Para essa disputa eleitoral de 2022 o PCdoB tem o objetivo claro, firme e prioritário buscar a eleição de uma candidatura do PCdoB para a CLDF com o lançamento de duas pré-candidaturas coletivas, com concentração na pré-candidatura liderada pelo camarada Professor Elias. Outra pré-candidatura será liderada pela camarada Verônica Goulart, desta forma otimizar os recursos humanos, financeiros e partidários para que este objetivo se concretize. A dispersão de forças em mais candidaturas tornará mais distante ou pode até mesmo inviabilizar a possibilidade de eleição de um mandato na Câmara Legislativa. Nesse sentido, o partido deve empenhar todos os esforços necessários para que em cada Região Administrativa, categorias e frentes de atuação, possam ter candidatos (as) que irão compor as candidaturas coletivas.
5. A escolha do camarada Professor Elias e da camarada Verônica, ao tempo que cumpre a norma legal da cota de gênero, recai sobre os dois tendo em conta o critério de já terem sido testados eleitoralmente e os dois que mais apresentaram acúmulo no período que antecedeu a pré- campanha, como também melhor estruturação de suas candidaturas, em especial na ampliação de suas bases eleitorais.
6. O Comitê Regional do Distrito Federal autoriza sua Comissão Executiva a ceder as demais vagas distritais em entendimentos políticos com os demais partidos da FE Brasil, na composição das chapas majoritárias e visando melhores condições para as nossas candidaturas proporcionais.
7. As candidaturas proporcionais do PCdoB são sempre complementares e não competirão entre si, especialmente nas bases partidárias. O objetivo é a ampliação da votação para além dos militantes do Partido e não iremos, em hipótese nenhuma, tolerar que as candidaturas do Partido possam alimentar disputas ou ameaçar a unidade partidária.
As tarefas e metas das organizações partidárias e de cada militante e filiado(a) serão definidos, assim como a distribuição dos recursos, serão definidos pela Comissão Executiva, com a devida assessoria do Grupo de Trabalho Eleitoral, segundo o projeto eleitoral definido nesta resolução. A eventual elevação de uma das candidaturas a condição de visível possibilidade de elegibilidade, poderá determinar a alteração da estratégia eleitoral, que deve ser aprovada pela Comissão Política do PCdoB-DF.
8. O regimento das candidaturas coletivas à Câmara Legislativa e de um eventual mandato coletivo será redigido e aprovado pela Comissão Executiva até a realização da Convenção Eleitoral.
Brasília, 02 de julho de 2022
Comitê Regional do PCdoB-DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário