A linha do tempo sobre a fake news de que a China escondeu o coronavírus
A notícia falsa de que a China ignorou o problema e tentou abafar quando o coronavírus apareceu, te esconde uma coisa.
O médico que os monopólios de mídia usam como instrumento de ataque anti-China, o senhor Li Wenliang, informou no WeChat (rede social chinesa) a existência da contaminação do vírus SARS, no dia 30 de dezembro.
O médico estava errado, não era um simples vírus SARS conhecido.
No dia 31 de dezembro, ou seja, 24 HORAS DEPOIS, a China informa para OMS a existência de casos de uma nova doença desconhecida.
A partir do dia 2 de janeiro, isto é, 3 dias depois do médico falar no WeChat sobre SARS, médicos chineses começam o mapeamento genético do novo vírus.
No dia 09 de janeiro, o mapeamento do genoma do novo vírus já estava feito.
No dia 21 de janeiro, o People’s Daily, o principal jornal do Partido Comunista Chinês (PCCh), fala da epidemia do coronavírus e anuncia medidas para combater.
Dia 24 de janeiro, o bloqueio total nas áreas infectadas é instituído.
Estamos falando de menos de trinta dias entre descoberta, mapeamento do vírus, formulação de políticas, aplicação das políticas corretas e contenção da infecção.

Gostaria muito que alguém me mostrasse como, logisticamente, seria possível fazer algo de forma mais rápida e eficiente que isso.
E sim, as autoridades locais de Wuhan tiveram posturas equivocadas. O próprio PCCh sabe disso e fez a crítica pública e aberta. Como esses erros, corrigidos e punidos, podem virar um “a China – o país como um todo – tentou esconder o vírus”?
A linha do tempo com todas as fontes (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Timeline_of_the_2019%E2%80%9320_coronavirus_pandemic_in_November_2019_%E2%80%93_January_2020
***
ERRATA – Eu tinha dito que Li Wenliang, médico chinês que os monopólios dizem que foi preso e censurado (mentira) foi o primeiro a descobrir os contaminados pelos vírus. Errado. A primeira foi Zhang Jixian, premiada no dia 6 de fevereiro. Até nisso os monopólios de mídia estão mentindo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário