SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Vitória do funcionalismo BB: Paula Goto toma posse na Diretora de Planejamento da PREVI.


Neste dia 15 de agosto de 2018 assumo o mandato de Diretora de Planejamento,  cargo  que me foi conferido pelos Associados da Previ e para o qual fui eleita na chapa Previ para os Associados.
 Na minha história profissional tenho a experiência como Administradora do BB e, tendo atuado na rede de agências, unidades táticas e estratégicas nas regiões sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste do Brasil, levarei a experiência das múltiplas vivências e o olhar do associado para  a gestão na Previ.
 Pós-graduada em Administração, com MBA em Finanças, Especialização em Agronegócios, Certificação em Investimentos pelo Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e pela Anbima (CPA20), tivemos o nosso nome e currículo referendado pela Previc para o exercício do cargo, tendo a mesma emitido e ratificado o devido Atestado de Habilitação de Dirigente.
 Com 114 anos de existência, a Previ é a história viva do espírito de previdência e de associativismo dos funcionários do Banco do Brasil e de seus familiares. Inicialmente Caixa Montepio, foram 52 bravos guerreiros que fundaram juntos o hoje maior fundo de pensão da América Latina, legado que se perpetua através da experiência e da renovação. 
 A Previ possui robustez em sua governança corporativa, que garante a blindagem a interesses alheios aos seus fins, tanto de governos quanto de agentes do mercado. Com um modelo de paridade na gestão entre patrocinador e associados temos sempre o "olhar do dono" perpassando todos os atos da entidade.
 O Plano 1, de Benefício Definido, maduro e com a maioria dos seus associados  já aposentados tem uma carteira com expressivo volume de renda variável. Conjugando participação em empresas de mercado e participação em blocos de controle através de acordos de acionistas, a estratégia de planejamento deve considerar maior liquidez e menor exposição à volatilidade de seus ativos para fazer face ao pagamento dos benefícios.
 O Previ Futuro é um Plano de Contribuição Variável do qual fazem parte os funcionários pós-98. Por estar em fase de acumulação, exige maiores desafios no esforço contributivo, educação financeira e previdenciária para maior aderência ao perfil de investidor de cada associado e estudos para diversificação de seus ativos. Dentre as  funcionalidades do APP Previ temos o “Meu Benefício” que permite ao associado o planejamento de sua aposentadoria a partir do conceito de "ambição definida", que parte do objetivo de vida do trabalhador para a busca pela melhor forma de contribuição, horizonte temporal, montante, perfil de investimento e  rentabilidade necessária.
 Alguns desafios para o Previ Futuro são a implementação do resgate da parte patronal, a criação dos perfis ciclos de vida, a revisão dos perfis de investimento, a possibilidade de resgate da contribuição esporádica e a revisão da tabela de pontuação individual do participante - PIP, de modo a permitir uma maior contribuição do associado e patrocinador que, agregado a rentabilidade ao longo do tempo garantirão  um maior saldo de reserva.
 A nossa Carteira de Pecúlios, a Capec, possui espaço para proteger maior número de associados e ainda avançar para a proteção dos funcionários egressos dos Bancos Incorporados. Queremos criar o Capec Família, de forma similar ao Previ Família, abrangendo, desta forma, a possibilidade de participação de familiares nos planos, a exemplo do que vem fazendo de forma exitosa outras fundações.
 O nosso Plano de Gestão Administrativa, o PGA, possui o desafio de custear  nossas despesas ao longo do tempo. Reduzir despesas, incrementar receitas e buscar constante rentabilidade de seus ativos são tarefas da direção. Com essas ações podemos implantar a redução da taxa de carregamento do Plano Previ Futuro, consoante diretrizes estratégicas da Previ. Na busca de mais receitas temos a possibilidade de criar  Planos Instituídos, o “Previ Família” que traria mais sustentabilidade ao plano na curva do tempo.
 Em um cenário de mudanças disruptivas e aperfeiçoamento da governança nas entidades fechadas de previdência complementar, o Conselho Monetário Nacional  revoga a resolução CMN 3792 e publica a resolução CMN 4661, onde segrega as funções da gestão de riscos e da alocação, gestão e supervisão dos recursos garantidores, delimitando e diferenciando as funções do Administrador Estatutário Responsável pelo Risco e do Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado.
 A diretoria responsável pela gestão e condução dos estudos referentes a Riscos na Previ é a Diretoria de Planejamento, responsável, dentre outras atividades, pela construção da Matriz de Riscos Corporativos. Com uma gerência voltada aos estudos de Risco, identifica os indicadores-chave de risco e consubstancia os Mapas de Riscos identificados. É pioneira na adoção do modelo ALM - Asset Liability Managment, modelo de Risco  que verifica o casamento de ativos e de passivos em seus fluxos de caixa.
 A nova resolução aprofunda o conceito de Supervisão Baseada em Riscos e de segregação de funções entre as áreas de gestão dos recursos garantidores e de gestão de riscos, criando a figura do Administrador Estatutário Responsável pela Gestão de Riscos, na Previ, a Diretoria de Planejamento. Desta forma é que a Previc ratifica os entendimentos da resolução CMN 4661, sendo na Previ a Diretoria de Investimentos a responsável pela alocação dos recursos garantidores e pela gestão do Programa de Investimentos, dos processos de investimento e desinvestimento.
 A sustentabilidade se consubstancia pela garantia do direito das gerações atuais e futuras, pela participação no exercício da gestão de pré e pós-98, na integração ou nas especificidades de suas pautas, pelo olhar aos colegas do Banco do Brasil oriundos dos Bancos Incorporados, pelo desenvolvimento de novas soluções de serviços e produtos que contemplem os familiares e agreguem valor ao associado e receitas à Previ, na uniformidade do discurso e das ações pela garantia da razão de existência e missão da Previ, de pagar benefícios a todos nós, de forma eficiente, segura e sustentável.
 É com respeito à robustez desta governança, com o reconhecimento aos níveis de excelência de todo o corpo técnico da Previ,  com o meu agradecimento especial aos diretores Marcel Barros e Márcio de Souza, que, com sua generosidade compartilham a sua sabedoria e apoio nesta jornada, e com o meu muito obrigado a todos que depositaram o seu voto nas urnas na chapa Previ para os Associados  que  com honradez e gratidão assino nesta data a carta de posse como Diretora de Planejamento da Previ. 
 
 Paula Regina Goto
 Diretora de Planejamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário