
Debate sobre a crise marca abertura do Congresso Distrital dos Funcionários do Banco do Brasil
27/03/2009
Começou na noite desta sexta-feira 27 de março, no Sindicato, o Congresso Distrital dos Funcionários do Banco do Brasil. A abertura do evento foi marcada pelo debate do tema “Negociações coletivas no contexto de crise”, que teve como expositor Tiago Oliveira, técnico da área de Pesquisa de Emprego e Desemprego do escritório do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Distrito Federal.
Como desafio ao movimento dos trabalhadores nas negociações coletivas deste ano de crise no Brasil e no mundo, Tiago destacou a necessidade de um bom diagnóstico do setor econômico em que se insere cada categoria, para que as negociações tenham subsidio adequado. Esse diagnóstico, a seu ver, deve estar alinhado com a “estratégia temporal”, com margem de manobra quanto ao momento de se acelerar ou retardar o desfecho do processo negocial. Como foco das discussões ele prevê a preservação do emprego e do poder de compra dos salários.

O técnico do Dieese entende também que aos trabalhadores e à sociedade em geral caberá lutar por política públicas que respondam aos problemas provocados pela crise, com destaque para a proteção social por meio da ampliação do seguro-desemprego e de programas como o Bolsa Família e o Prouni, entre outros.
Após o debate, os presentes à abertura do Congresso participaram de um coquetel.
O evento será concluído neste sábado 28, com a seguinte programação:
8h30 – Café da manhã e credenciamento
9h – Painel temático sobre Previ e Cassi
11h – Início das discussões em grupo
12h – Almoço
13h – Continuação das discussões em grupo
15h – Plenária
16h – Eleição dos delegados ao 20º Congresso Nacional
dos Funcionários do BB
17h – Encerramento
Fonte: SEEB-DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário