Fortaleza: Comitê Municipal e Distrital da Barra mobilizam para o 16º Congresso do PCdoB e o Plebiscito.
Encontro reuniu dirigentes, militantes e aliados no Bairro Ellery
Fortaleza, 21 de julho de 2025 — O Comitê Municipal de Fortaleza e o Distrital da Barra realizaram neste sábado (19) a primeira de cinco plenárias de dirigentes de base, mobilizando para o 16º Congresso do PCdoB. O encontro reuniu 35 militantes de oito organismos de base nessa região de larga tradição de lutas (única Zona Eleitoral em que o prefeito Evandro Leitão - PT - venceu já no primeiro turno das eleições de 2024).
Inácio Arruda, ex-Senador, abriu o debate, falando da importância do 16º Congresso e do papel dos comunistas na luta pela soberania nacional, apresentando partes das Teses.
Teresinha Braga, secretária de Organização do Comitê Regional, apresentou o calendário do Ceará, com metas claras de mobilização e participação (1700 filiados). A dirigente ressaltou a necessidade de ampla discussão das Teses Congressuais em todas as bases.
Ana Lúcia Viana, presidenta do Comitê Municipal, analisou a resistência à agenda da maioria conservadora no Congresso e a importância da reeleição do presidente Lula em 2026 e as dificuldades colocadas aos governos em todos os níveis.
Debates e deliberações
Antonio Soares, um dos principais mobilizadores do evento, destacou o trabalho de base nos bairros. O líder comunitário José Eudes analisou os impactos da conjuntura internacional nas lutas populares com o exemplo do PIX, sob ataque de Trump. Paulo Vinícius da Silva destacou a importância da volta do PCdoB-CE à Câmara Federal e de investir no trabalho com a juventude, que rejeita a superexploração do trabalho e a escala 6x1.
O mais antigo militante presente, e sobrevivente da Ditadura, camarada Rubens Bastos, destacou a luta de classes e a necessidade de denunciar os super ricos no contexto atual.
A ex-vereadora Eliana Gomes reforçou a mobilização prática em frente popular, agradecendo a presença de amigos do PT convidados à reunião, parceiros de luta no Bairro Ellery.
Já Vicente, presidente do Distrital da Barra, encerrou a plenária reforçando que a mobilizacao do congresso deve ocorrer na luta do povo, citando o exemplo do Plebiscito Nacional 2025.
O encontro aprovou o apoio ao Plebiscito sobre a jornada de trabalho e justiça nos impostos, e definiu pela mobilizacao dos filiados e amigos para a Conferência Municipal do PCdoB de Fortaleza, que ocorre em 6/9/2025. Já o Plebiscito encerra no 7 de Setembro, Dia da Independência e do Grito dos Excluídos.
Veja mais no Instagram:
Com informações de Paulo Vinícius da Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário