SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Brasília celebrou o Dia Mundial de Al-Quds (Jerusalém) de 2022 no SINPRO-DF - Solidariedade à Palestina

 

 


 Em celebração ao Dia Internacional de Al-Quds (Jerusalém), reuniram-se em Brasília Centrais Sindicais, Partidos e Movimentos Sociais no último dia 28 de abril no SINPRO-DF. O dia corresponde ao 26o. dia do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, e a data é anualmente celebrada em solidariedade ao povo Palestino. A CTB participou da atividade graças ao convite do Instituto Brasil Palestina, por seu presidente Dr. Ahmed Shehada e do caa

mrada Sayid Ahmed, o nosso Marcos Tenório, que no DF lidera o CEBRAPAZ, que no Brasil representa o Movimento Mundial pela Paz. 




 

A CTB foi representada por seu Secretário Geral do Distrito Federal e Entorno, o bancário Paulo Vinícius da Silva. A atividade cnotou com a presença do Presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, da Deputada Federal Érika Kokay (PT-DF), da ex-deputada Maninha e do dirigente do PSOL Toninho; o PCdoB-DF foi representado por Gustavo Alves e Jorge Gregory, ambos da Executiva. A juventude Sanaud foi representada e a atividade contou com uma numerosa presença do assentamento Dandara, da Frente Nacional de Lutas. O evento contou ainda com a presença da Embaixada do Irã, da Palestina e a representação da Frente Polisário do Saara Ocidental.

Gustavo Alves e Gregory, Sayid Ahmed, Paulo Vinícius da Silva e Ahmed Shehada


As falas denunciaram a dupla moral da imprensa ocidental sob o domínio dos grandes oligopólios, que ignoram as diárias agressões ao povo Palestino promovidas desde Israel, e que atingem homens, mulheres e crianças sob o silêncio das potências que promovem guerras por todo o mundo. O lema da atividade foi "Palestina Livre do #apartheid, muito em breve!" 

 


A fala da CTB resgatou que o regime de Apartheid e de ocupação será derrotado, como a experiência histórica o demonstra, e que a luta de resistência palestina inspira-nos em todo o mundo. Também no Brasil, a Casa Grande busca dividir a Nação brasileira em cidadãos e subcidadãos, e o governo de Bolsonaro é a prova da estupidez que se torna crime contra o povo brasileiro. Em homenagem aos palestinos e palestinas que lutam em todo o mundo, Paulo Vinícius da Silva recitou o poema Não iremos embora, do palestino Tawfic Zayyad:

Não iremos embora
Aqui
Sobre vossos peitos
Persistimos
Como uma muralha
Em vossas goelas
Como cacos de vidro
Imperturbáveis
E em vossos olhos
Como uma tempestade de fogo
Aqui
Sobre vossos peitos
Persistimos
Como uma muralha
Em lavar os pratos em vossas casas
Em encher os copos dos senhores
Em esfregar os ladrilhos das cozinhas pretas
Para arrancar
A comida de nossos filhos
De vossas presas azuis
Aqui sobre vossos peitos
Persistimos
Como uma muralha
Famintos
Nus
Provocadores
Declamando poemas
Somos os guardiões da sombra
Das laranjeiras e das oliveiras
Semeamos as idéias como o fermento na massa
Nossos nervos são de gelo
Mas nossos corações vomitam fogo
Quando tivermos sede
Espremeremos as pedras
E comeremos terra
Quando estivermos famintos
Mas não iremos embora
E não seremos avarentos com nosso sangue
Aqui
Temos um passado
E um presente
Aqui
Está nosso futuro
*Tawfic Zayyad, palestino de Nazaré

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário