SIGA O COLETIVIZANDO!

Livro Kindle Textos de Combate - Venda Disponível

Textos de Combate: Sem perder a ternura, jamais - Paulo Vinícius da Silva - à Venda

O livro Textos de Combate: sem perder a ternura, jamais! já está disponível!Não precisa ter kindle, basta baixar o aplicativo ou entrar no c...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Aberto em grande ato o II Festival da Juventude Rural da Contag


O pavilhão de exposições do Parque da Cidade, em Brasília DF, recebeu na manhã de terça (27), uma multidão de jovens rurais de todo o país no ato de abertura do II Festival da Juventude Rural da Contag.Cerca de 4500 jovens organizados nos Estados a partir das Fetags e da Comissão Nacional de Jovens tiveram a dimensão da importância política do evento pela composição da mesa o presidente da Contag, Alberto Broch e da Secretária Nacional de Juventude, Elenice Anastácio, estiveram presentes o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luis Dulci, secretário Nacional da Juventude, Beto Cury; vice-presidente da tecnologia da informação da Caixa Econômica Federal, Clarice Copetti; secretária de Meio Ambiente da CUT, Carmen Foro; o secretário nacional da juventude da CTB, Paulo Vinícius; a secretária geral da Coprofam e vice-presidente da Contag, Alessandra Lunas.
Essa representatividade foi respondida com uma programação emocionante. A abertura da atividade contou com uma mística que, segundo o portal da Contag “envolveu todas as federações e foi dividida em cinco atos. No primeiro momento, um casal entrou com sementes e mudas que representam o início da organização sindical da juventude. No segundo ato, a água e a terra representaram o fortalecimento da luta da juventude por um futuro melhor, e no terceiro ato os jovens entraram com camisetas do ‘Jovem Saber’ que representou o compromisso com a formação de profissionais que auxiliam na elaboração de processos produtivos para geração de emprego e renda.
No quarto ato, os jovens entraram com objetos que remeteram ao 1º festival, que mobilizou milhares de jovens trabalhadores rurais de todo Brasil. Nesse evento, em 2007, a juventude construiu e debateu propostas de políticas publicas que respondessem pelas demandas da juventude. No quinto ato, o fogo representou o 2º FNJR, que traduz a esperança e os compromissos de continuar lutando pela vida, pela terra, alimento e pela dignidade da vida no campo”.

A abertura valorizou a história da organização da juventude sindicalista entre os trabalhadores rurais, contando a história do movimento com vídeo e música e a execução do Hino Nacional Brasileiro pela companhia Sons e Cidadania, de São Sebastião – região do entorno do DF e do violinista Ted Falco, agitando o plenário.

A presença no palco da Direção Executiva Nacional e de toda a Comissão Nacional de Juventude, assim como a de presidentes de Fetags de todo o Brasil no Plenário dão a dimensão da importância conferida pela Contag à organização de sua juventude, fato reafirmado pelas intervenções vibrantes de Alberto Broch, ao declarar aberto o Festival, e de Elenice Anastácio, ao apresentar aos membros do governo Federal a Carta da Juventude Rural que apresenta as reivindicações de luta do Festival, em especial o apoio à sucessão rural e políticas públicas voltadas à juventude rural.

A CTB, representada pelo Secretário Nacional de Juventude, agradeceu o convite feito pela Contag à central classista, convidando os presentes a visitarem o stand da Central, informando da recente participação no III Encontro Sindical Nossa América, em Caracas Venezuela e da celebração dos 65 anos da Federação Sindical Mundial. Afirmou a necessidade de valorizar a organização juvenil no movimento sindical e seu protagonismo para aprofundar as mudanças no país.

Por: Paulo Vinícius - secretário nacional da juventude da CTB - com informações da Contag

Nenhum comentário:

Postar um comentário