http://www.achapadosassociados.org.br/index.php?menu=manifesto
A chapa 3 - A CHAPA D@S ASSOCIAD@S - surge a partir da crise de representatividade por que passa o movimento dos/as empregados/as da Caixa nos últimos tempos. Isso também se reflete na nossa representação junto à Funcef.
A discrepância entre os anseios dos empregados ativos e aposentados e a postura de uma grande parcela de “nossas lideranças” têm se acentuado ao ponto de a Caixa ter conseguido a reabertura do Saldamento — com o claro objetivo de pressionar os colegas que permaneceram no REG/REPLAN a efetuarem o saldamento, sob pena de ficarem fora do PFG, prestes a ser apresentado pela empresa — com o VOTO FAVORÁVEL dos diretores eleitos, dos “nossos representantes”.
Assim surgiu a Chapa d@s associad@s. Da indignação que atinge a grande maioria dos/as associados/as da Funcef e do desejo de mudar esta situação.
Nas próximas semanas estaremos construindo o nosso Programa de Ação e queremos fazê-lo com a sua participação. Ouvindo os anseios, sistematizando propostas e dando vez para que os associados tenham voz junto à nossa Fundação.
No entanto, queremos adiantar aqui cinco questões que serão basilares para o nosso programa:
1) Os eleitos devem representar junto à Funcef EXCLUSIVAMENTE os interesses dos associados, atuando com total AUTONOMIA em relação à direção da Caixa e ao governo, seja ele qual for;
2) Os eleitos devem estar comprometidos com a PROFISSIONALIZAÇÃO e a TRANSPARÊNCIA DA GESTÃO da Funcef, lutando para ampliar e normatizar as conquistas democráticas e mecanismos que permitam uma boa Gestão Corporativa;
3) Os eleitos devem lutar por uma política de investimento clara e transparente para a Fundação, que garanta rentabilidade, segurança e liquidez adequadas, mas que também insira a Funcef em um novo Projeto de Desenvolvimento Nacional, socialmente responsável e ambientalmente sustentável;
4) Os eleitos devem defender com veemência que nenhum associado seja discriminado em função do Plano de Benefício a que esteja vinculado ou por quaisquer outras razões;
5) Os eleitos devem estar plenamente COMPROMETIDOS com as lutas gerais da categoria, a exemplo da Isonomia, das questões do CTVA, da reposição das perdas salariais dos ativos e aposentados, dentre outras.
Nos últimos anos, a luta de todos nós tem conquistado avanços importantes. A paridade na gestão é o maior deles e precisa ser garantida na prática. Não foram dádivas, fruto da boa vontade da Caixa ou do governo como alguns querem fazer aparentar. Foram conquistas de nossa mobilização.
Precisamos ir muito mais adiante. Não concordamos com aqueles que propagandeiam que a Fundação vai a mil maravilhas e que vivemos em um mar de rosas.
Não adianta tentar esconder. A Funcef tem muitos problemas e alguns deles bastante graves. Vários, inclusive, ligados às Diretorias ocupadas pelos eleitos.
Destacamos quatro, dentre muitos: O Cadastro; A Tecnologia da Informação (TI); O Atendimento aos Associados e a inexistência de uma política de conseqüências e responsabilização normatizada.
Não temos a mesma estrutura nem os recursos financeiros da chapa da situação, mas faremos a nossa campanha usando principalmente a internet e as redes sociais no intuito de estabelecer um debate franco, aberto e responsável. Para isto, precisamos da sua ajuda. Acesse nosso site, opine, critique, mande mensagens, imprima nosso material, coloque-os nos quadros de avisos, distribua-os, ajude financeiramente. A chapa é d@s associad@s e precisa ser sustentada pelos/as associados/as.
A direção da Caixa já tem o direito de indicar os seus representantes. Cabe aos associados elegerem os seus. Aqueles que verdadeiramente lhes representem.
serei fiel a este blog, muito BOM!!!
ResponderExcluir