sábado, 27 de junho de 2026
Sexta, às 8h15, Podcast Coletivizando com Paulo Vinicius da Silva: Esquerdismo, Frente Ampla e Frente Popular
quinta-feira, 18 de junho de 2026
Podcast Coletivizando, 4º Episódio - Link do youtube disponível
ASSISTA NA METAMORFOSE NO YOUTUBE
ASSISTA NO COLETIVIZANDO NO YOUTUBE
2:42 Início do debate sobre a China
7:27 A China como civilização milenar
14:15 A paciência estratégica chinesa (planos de 50 anos)
15:55 Shenzhen: de vila de pescadores a metrópole de 20 milhões
17:56 Liberdade religiosa e segurança na China
20:10 Carros autônomos, drones e robôs
27:49 Trem-bala a 350 km/h
31:17 O que é o socialismo para o PCdoB?
39:02 Quem manda no Brasil? O grande capital
39:34 Na China, quem manda é o Partido a serviço do povo
41:27 Socialismo não tem modelo único
49:22 Lula tem um pedacinho do poder
52:30 Quem manda no Brasil: o capital financeiro
59:46 A PEC 65/2023 e a autonomia do Banco Central
1:01:50 O mesmo BC que criou o Pix
1:10:27 É isso que é o capitalismo
1:23:25 Eleições 2026 - Lula X Trump – Brasil X EUA
1:30:42 Eleições no Ceará e as vagas ao Senado, chances de Luiziane.
1:37:50 Inscrições abertas: IMPAR e Casas de Cultura UFC
1:46:41 Canta, minha Gente: "We Shall Overcome"
2:11:37 Versão brasileira da canção
O Podcast Coletivizando,
agora é sexta-feira, às 8h15! 🗓️✨
AMANHÃ, sexta (19/6), as 8h15:
• Papo Político: Convidado: Luís Carlos Paes (Presidente do PCdoB-CE), aposentado e ex-dirigente sindical do SINAL (funcionários do BACEN).
Luís relata sua recente viagem à China e responde: O Banco Central é Independente do Brasil?
* Cuida: inscrições abertas para cursos de idiomas das Casas de Cultura da UFC e do IMPARH.
* Canta, minha gente: Uma viagem musical pela história de "We shall overcome", compilada por Pete Seeger.
📍 Acompanhe o podcast Coletivizando pelos canais no YouTube:
📺 @metamorfosecomunicacao
📺 @ColetivizandoBR
Apresentação: Paulo Vinícius da Silva
Esperamos por você! 6a., 19/6, às 8h15🎙️🌍
quarta-feira, 17 de junho de 2026
🚨 ATENÇÃO: O Podcast Coletivizando, agora é toda sexta-feira, às 8h15! 🗓️✨Luis Carlos Paes é o convidado!
🚨 ATENÇÃO: MUDANÇA DE DIA E HORÁRIO! 🚨
O Podcast Coletivizando, a partir de agora é toda sexta-feira, às 8h15! 🗓️✨
Confira o que preparamos para esta sexta (19/6), 8h15:
• Papo Político: Recebemos Luís Carlos Paes (Presidente do PCdoB cearense) para um debate sobre sua recente viagem à China e a pergunta: Banco Central Independente do Brasil?
* Cuida: as inscrições abertas para os cursos de idiomas das Casas de Cultura da UFC e do IMPARH.
* Canta, minha gente: Uma viagem musical pela história de "We shall overcome".
📍 Onde assistir? Acompanhe a nossa live pelos canais no YouTube:
📺 @metamorfosecomunicacao
📺 @ColetivizandoBR
Anotou aí? Sexta, às 8h15! Esperamos por você! 🎙️🌍
domingo, 14 de junho de 2026
Confira o Podcast Coletivizando
Podcast Coletivizando, confira! https://www.youtube.com/playlist?list=PLT6zH31qU9sRG6-W7LLRsTctzawS59OtP
Estreia com Inácio Arruda e o #FimdaEscala6x1, o Programa Pé-de-meia e a canção El Pueblo Unido Jamás será vencido, do Quilapayun; o episódio 2 com a Médica do Povo, Dra. Taís, falando sobre o impacto da jornada 6x1 na vida das mulheres, o ENEM e a canção Sueño con Serpientes, de Sílvio Rodríguez; e o episódio 3, com o prof. Dr. Marcello Azevedo, autor de As finanças do Dragão, debatendo o #Pix e o sistema financeiro chinês, além do programa Brasil Sorridente e a canção América Latina Obrera (Yankee Go Home!) de Alí Primera. Inscreva-se nos canais @metamorfosecomunicacao e @coletivizandoBR e acompanhe nosso podcast, feito pelo Blog Coletivizando, a Metamorfose Comunicação e o Núcleo Sindical de Base da CTB Bancários do Ceará.
sexta-feira, 5 de junho de 2026
Grande lançamento da pré-candidatura de Inácio Federal no Pirata Bar, quinta, 11/6, às 18h30. E vai rolar a Festa!
quarta-feira, 3 de junho de 2026
O PIX É DO BRASIL - NOTA OFICIAL DO BRASIL À IMPRENSA
O Governo brasileiro manifesta indignação com a conclusão preliminar anunciada ontem (1/6) pelo USTR relativa à investigação da Seção 301 contra alegadas práticas comerciais desleais do Brasil.
Essa investigação teve início em 15 de julho de 2025 por provocação da família Bolsonaro e está associada à tentativa de ingerência em temas internos do nosso país, como feito na recente viagem do senador Flávio Bolsonaro a Washington. Essas investidas têm contado com o auxílio de falsos patriotas que usam cargos e funções públicas para conspirar contra os interesses nacionais.
É lastimável que todo o trabalho de diálogo e articulação que o Governo brasileiro tem feito, inclusive com envolvimento pessoal dos Presidentes Lula e Trump, seja sabotado por interesses meramente eleitorais e familiares.
Não havia e não há justificativa para essas medidas unilaterais contra o nosso país ou contra patrimônios brasileiros como o PIX, mencionado explicitamente nas recomendações preliminares. Segundo estatísticas do “Bureau of Economic Analysis”, os EUA acumularam US$ 424,5 bilhões em superávit de bens e serviços com o Brasil nos últimos 15 anos (2011-2025). Só no ano passado, o superávit comercial de bens dos EUA com o Brasil totalizou US$ 14,46 bilhões. Considerando bens e serviços a cifra sobe a US$ 40,52 bilhões.
Em 2025, 76% das importações originárias dos Estados Unidos entraram no Brasil sem pagar imposto de importação. Oito dos dez principais produtos importados dos Estados Unidos pelo Brasil tiveram tarifa efetiva zero, incluindo petróleo e derivados, aeronaves, gás natural e carvão. A alíquota média efetivamente cobrada dos produtos norte-americanos no Brasil foi de apenas 3,1%.
O principal efeito das tarifas unilaterais, politicamente motivadas, aplicadas ao nosso país tem sido impor danos à economia nacional e à geração de emprego e renda, além de diminuir o papel dos EUA como nosso parceiro comercial. No primeiro trimestre de 2026, a participação dos EUA nas exportações brasileiras atingiu o menor valor da série histórica ao somar 9,4%.
Conforme acordado pelos Presidentes Lula e Trump por ocasião da reunião em Washington no dia 7 de maio, estão em curso negociações tarifárias entre os dois países em busca de soluções que resultem no encerramento da investigação da Seção 301, previsto para 15 de julho, sem imposição de medidas contra o Brasil. O Governo brasileiro também dará continuidade ao diálogo com o setor privado com esse objetivo.
O Brasil se reserva o direito de recorrer aos instrumentos previstos na Lei de Reciprocidade, aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional, para fazer face a situações de injustiça contra o Estado brasileiro, sem amparo nas regras do comércio internacional.
O Governo reafirma a expectativa de que as recomendações não se convertam em tarifas efetivas, mas reitera que adotará toda e qualquer medida capaz de reduzir os danos que venham a ser causados à economia, aos empregos e à renda dos brasileiros.
É preciso estar atento aos traidores da pátria e trabalhar em defesa da nossa soberania e dos interesses do povo brasileiro.
ANEXO
Resumo dos argumentos apresentados pelo Brasil sobre os itens investigados no contexto da Seção 301:
Nas sucessivas reuniões realizadas com os técnicos do USTR, as autoridades brasileiras forneceram farta documentação que comprova que a política comercial brasileira não discrimina, não prejudica o comércio dos EUA e nem viola normas internacionais vigentes.
1. Comércio Digital e Serviços de Pagamento Eletrônico: A lei brasileira confere tratamento equitativo a empresas nacionais e estrangeiras. Não há, no Brasil, qualquer restrição contra as grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos. O país é um grande mercado para as “big techs” americanas. O PIX é infraestrutura pública e gratuita de pagamentos instantâneos, operada pelo Banco Central do Brasil e de grande aceitação pela população. Suas regras aplicam-se de forma uniforme e neutra, e empresas norte-americanas participam ativamente desse ecossistema. O Brasil é o segundo maior mercado mundial das duas principais redes de cartão de crédito dos EUA.
2. Tarifas preferenciais: Os acordos comerciais celebrados pelo MERCOSUL com terceiros países (México e Índia) não restringem o acesso de produtos norte-americanos ao mercado brasileiro. Insumos e componentes de origem norte-americana incorporados a produtos brasileiros beneficiam-se de Acordos do MERCOSUL com outros mercados.
3. Aplicação de leis anticorrupção: O Brasil é parte dos principais instrumentos internacionais de combate à corrupção e dispõe de arcabouço legal e institucional consistente para sua aplicação, regularmente avaliado pelos mecanismos multilaterais pertinentes. Desde 2017, foram celebrados mais de trinta acordos de leniência. Em abril de 2026, por iniciativa do Governo brasileiro, foi apresentada proposta para enfrentamento ao crime organizado e de combate à corrupção ao Departamento de Estado.
4. Proteção de direitos de propriedade intelectual: Os Estados Unidos são o principal beneficiário do sistema brasileiro de propriedade intelectual. Respondem por cerca de 30% dos pedidos de patente e lideram os contratos de licenciamento e cessão de ativos. Os pagamentos de royalties ao mercado norte-americano somaram US$ 1,38 bilhão em 2024, o dobro do registrado em 2020.
5. Etanol: O Programa Nacional de Biocombustíveis é aberto a produtores estrangeiros em condições não-discriminatórias, e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis tem desenvolvido diretrizes técnicas específicas para a participação de produtores norte-americanos no Programa. Os EUA aplicam tarifa de 12,5% sobre o etanol brasileiro, uma diferença relativamente pequena para os 18% aplicados pelo Brasil. Por outro lado, o açúcar brasileiro conta com cota ínfima de cerca de 150 mil toneladas e, acima da cota, está sujeito a tarifa de US$ 340 por tonelada, equivalente a uma alíquota de 80%.
6. Desmatamento: Desde 2023, o Governo estabeleceu e está cumprindo a meta de zerar o desmatamento até 2030. O desmatamento na Amazônia Legal já foi reduzido em cerca de cinquenta por cento na comparação com 2022. A área queimada no País como um todo recuou cerca de quarenta por cento em 2025 frente à média do período 2017-2024. Além disso, dados divulgados semana passada pelo MapBiomas indicam que, em 2025, o desmatamento no Brasil, em seus seis biomas, atingiu seu menor nível em 7 anos.
Governo do Brasil
COLETIVIZANDO PODCAST:Nesta quinta-feira, 4 de junho, às 14h30 O PIX é do Brasil! E o Sistema Financeiro? Com Marcello Azevedo
segunda-feira, 1 de junho de 2026
Brasil com Lula: A soberania é inegociável
segunda-feira, 25 de maio de 2026
Podcast Coletivizando 2 - Quinta, 28/5, às 14h30, com Dra Tais Matos #FimdaEscala6x1 e as mulheres
https://youtu.be/h9fn6beyZ58 Neste episódio, recebemos a Dra. Taís Matos para um debate sobre o fim da escala 6x1 e os impactos diretos na vida das mulheres. Também abordamos a democratização do ensino superior através do ENEM e a obra do músico cubano Silvio Rodríguez.
Capítulos:
00:00 - Introdução e Boas-vindas à Dra. Taís Matos
01:36 - Trajetória da Dra. Taís Matos e Formação em Cuba
04:51 - Intensificação da luta pelo Fim da Escala 6x1
06:08 - Relatório do Deputado Léo Prates e Regras de Transição
10:46 - Impactos da escala 6x1 na vida das mulheres
14:13 - A necessidade de compartilhamento das tarefas domésticas
19:35 - Tecnologia, redes sociais e a violência contra a mulher
22:07 - Conceito de feminismo emancipacionista
30:51 - Mensagem sobre a importância da luta e fim da escala 6x1
35:30 - Discurso do deputado Inácio Arruda sobre a jornada de trabalho
38:58 - História e evolução do ENEM
44:27 - O papel do ENEM e do SISU na democratização do ensino superior
50:09 - Expansão das instituições públicas de ensino superior
59:47 - Informações sobre as inscrições e provas do ENEM 2026
01:10:05 - A obra do músico cubano Silvio Rodríguez e a Nova Trova
01:13:52 - Solidariedade internacional e a campanha por Cuba
01:23:59 - Análise da música "Sonho com Serpentes"
01:43:04 - Encerramento e considerações finais
Meu aniversário, sexta, 29/5, 18h no Makum Bar Literário
quarta-feira, 20 de maio de 2026
Estreia - Podcast Coletivizando recebe o Dep. Federal Inácio Arruda para falar do #FimdaEscala6x1 e o mapa da votação na Câmara
🚀 ESTREIA DO PODCAST COLETIVIZANDO!
Com muita alegria, convidamos você a sintonizar na estreia do Podcast Coletivizando! Sob a apresentação de Paulo Vinícius da Silva, o primeiro programa vem com debates quentes, dicas de oportunidades e cultura.
Confira os destaques da estreia:
📌 PAPO POLÍTICO - O Cenário da Votação do Fim da Escala 6x1. Para essa conversa, receberemos como convidado especial o Deputado Federal Inácio Arruda (PCdoB-CE).
📌 CUIDA: Saiba mais sobre o Programa Pé-de-meia, oportunidade para a educação e a vida dos nossos jovens.
📌 CANTA, MINHA GENTE: Um momento dedicado à cultura e à memória, destacando a força da canção "El Pueblo Unido Jamás será vencido" do grupo Quilapayun.
📅 Anote na Agenda:
Quando: Quinta-feira (21/05)
Horário: Às 14h30
Onde assistir: No canal da Metamorfose: youtube.com/@metamorfosecomunicacao
👉 Para assistir, acesse e se inscreva: 🔗 youtube.com/@metamorfosecomunicacao
Parceria e Apoio: CTB Bancários Ceará & Metamorfose Comunicação — Comunicação para transformar.
sábado, 16 de maio de 2026
Hoje e amanhã, 18° Congresso da FBFF: 17h, Aula Magna - Fortaleza, 300 anos, com Artur Bruno - UFC Campus do Pici
segunda-feira, 4 de maio de 2026
Velório e Nota de Pesar do PCdoB Ceará - Edson Duarte, presente!
VELÓRIO DE EDSON MATOS DUARTE
Nota de Pesar
É com profunda tristeza que recebemos a notícia da partida precoce de Edson Matos Duarte, militante do PCdoB, ocorrida na manhã desta segunda-feira.
Seus camaradas manifestam imenso pesar por essa perda irreparável e se solidarizam com sua companheira, Daciane Barreto, familiares e amigos neste momento de dor.
Edson será sempre lembrado como um amigo afetuoso, generoso e um militante combativo, cuja trajetória foi marcada pelo compromisso firme com a luta dos trabalhadores e a construção de uma sociedade mais justa.
Na segunda metade dos anos de 1980, Edson trabalhou na Indústria Iracema de Beneficiamento de Castanha de Caju, onde teve papel importante na organização do Partido junto à categoria. Esse trabalho contribuiu diretamente para a fundação do Sindicato das Castanhas, em 1988, marcando uma importante conquista para os trabalhadores.
Mesmo diante da perseguição dos patrões, jamais recuou. No final dos anos de 1980, qualificou-se como ferramenteiro e passou a atuar na categoria metalúrgica, na fábrica Movaço/Cibresme. Lá, destacou-se como uma forte liderança dos trabalhadores, chegando a liderar a chapa da Corrente Sindical Classista (CSC) nas eleições do Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará, no início dos anos de 1990.
Entre 1986 e meados dos anos de 1990, Edson,foi um dos principais e mais dedicados dirigentes do PCdoB na região noroeste de Fortaleza. Sua atuação foi marcada pela organização dos trabalhadores e por uma grande contribuição na área de agitação e propaganda do Partido. Querido pelo povo e pela militância, foi um dos grandes responsáveis pela consolidação e avanço do Partido na região.
Nos anos1990 e ao longo dos anos 2000, junto com sua companheira Daciane, abriu e administrou o Bar e Restaurante Maria Bonita, espaço que se tornou referência cultural e ponto de encontro para debates dos movimentos sociais.
Neste momento de despedida, reafirmamos nosso reconhecimento e gratidão por sua história de luta e dedicação. Sua memória seguirá viva entre todos que compartilham dos ideais pelos quais ele tanto batalhou.
Edson presente, hoje e sempre!
PCdoB Ceará
domingo, 3 de maio de 2026
Pré-Campanha Inácio Deputado Federal reúne mais de 150 voluntári@s no Sindicato dos Bancários neste sábado, veja como foi e um trecho da minha fala.
Veja um trecho da minha fala na Plenária da Pré-campanha Lula Presidente e pela reeleição do Deputado Federal Inácio. O evento foi um sucesso! Mais de 150 voluntári@s mostraram que o povo cearense limpará o Congresso dos bandidos e inimigos do povo!
Também foi apresentada a pré-candidatura da Dra. Taís a Deputada estadual, camarada e amiga que conheci ainda na UJS, em Cuba, estudando Medicina para voltar e se doar ao povo mais necessitado, ao SUS e à população de rua. O PCdoB mostra sempre ótimas ideias, gente da melhor qualidade e o rumo maior pensando no Brasil!
terça-feira, 28 de abril de 2026
Sábado, 2 de Maio, às 8h30 - Encontro Inácio Deputado Federal (Pré Campanha) no Sindicato dos Bancários às 8h30
ENCONTRO COM INÁCIO DEPUTADO FEDERAL
Construindo a pré-campanha!
No próximo sábado, dia 2 de maio, vamos nos encontrar com Inácio para dar início a uma caminhada coletiva, feita de compromisso com o povo. Este encontro será um momento fundamental para debater ideias, ouvir propostas e fortalecer, desde já, a luta que queremos levar para o Congresso Nacional.
A pré-campanha é o momento de construir nossas bandeiras e mobilizar forças.
É com organização e participação popular que construímos uma candidatura forte, conectada com as reais necessidades da população.
🗓 02 de maio, sábado
⏰ 8h30
📍 Sindicato dos Bancários
📌 Rua 24 de Maio, 1289
Vamos juntos dar início a essa caminhada com energia, compromisso e esperança. Sua presença faz a diferença!
Coletivizando no Youtube
-
Há grande caos sob os céus. As perspectivas são excelentes! Mao Zedong A unidade é a bandeira da esperança. João Amazonas O Brasil está na ...
-
A unidade é a bandeira da esperança. João Amazonas ¿Por qué no unirnos? Y luchamos como hermanos Por la Patria que está herida Nuestra Patr...


.png)


