SIGA O COLETIVIZANDO!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

PCdoB lamenta morte e enaltece legado de Márcio Cabreira

 


Cabreira no Encontro Nordeste do PCdoB, em 2025


PCdoB lamenta morte e enaltece legado de Márcio Cabreira

Data: 10/02/2026


Tomados de emoção e consternados, recebemos a informação do falecimento do destacado dirigente nacional do PCdoB, Márcio Cabreira, aos 54 anos de idade. Ele lutava contra complicações de problemas conjugados de saúde. Internado desde novembro de 2025, na cidade de Porto Alegre, travou um duro combate pela vida, mas faleceu na tarde de hoje, 10 de fevereiro. Manifestamos sentidas condolências à esposa, camarada Ana Maria; às filhas Eduarda e Vitória; aos demais familiares; e aos nossos/as camaradas, amigos e amigas.


Natural de Pelotas, Rio Grande do Sul, Cabreira foi, desde a juventude, um imprescindível lutador das causas da soberania nacional, dos direitos do povo e do socialismo, atuando no movimento estudantil como dirigente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Integrou-se ao Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8), cumprindo destacadas responsabilidades, e foi um dos fundadores do Partido Pátria Livre (PPL).


Foi o dirigente do PPL que fez os primeiros contados com a direção do PCdoB, cujos desdobramentos resultaram no histórico processo de integração do PPL ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), consolidado no Congresso Extraordinário de 2 de dezembro de 2018. Cabreira compôs a Comissão de Enlace, formada por dirigentes das duas legendas, que conduziu a incorporação.


Integrou, desde então, o Comitê Central do PCdoB. Foi membro da Comissão Executiva Nacional, da Comissão Política Nacional, secretário-adjunto de Organização e secretário de Relações Institucionais. No pós-16º Congresso, realizado em outubro de 2025, foi eleito pelo Comitê Central para compor a atual Comissão Executiva Nacional.


Nestes sete anos atuando no núcleo da direção nacional do PCdoB, Cabreira conquistou liderança e admiração do coletivo militante por seu perfil que associava capacidade política, elevado compromisso revolucionário, dedicação incansável e fator de unidade, pelo seu estilo de diálogo e construções. Convicto da justeza do processo de integração, deu tudo de si ao êxito alcançado e sempre na direção de seu avanço.


Márcio Cabreira muito contribuiu para fortalecer o PCdoB e sua luta abnegada pela soberania do Brasil e pelo ideal socialista. Deixa um legado inestimável à jornada revolucionária, que prosseguirá abraçada pela atual e por novas gerações até à vitória.


Márcio Cabreira, presente sempre!


São Paulo, 10 de fevereiro de 2026


Nádia Campeão


Presidente em exercício do Partido Comunista do Brasil-PCdoB


Luciana Santos


Presidente licenciada do Partido Comunista do Brasil-PCdoB


Comissão Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil-PCdoB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coletivizando no Youtube