“Nas Redes e nas Ruas, Lutando pelo Brasil dos nossos Sonhos”. Esse é o lema do 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS), que será na cidade do Rio de Janeiro, em junho. O congresso foi convocado na sua Plenária Nacional, durante o domingo (5), em Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo. A atividade contou com a participação de mais de uma centena de dirigentes e foi precedida de um seminário preparatório aos temas que serão debatidos no Congresso.
O 16º Congresso da UJS tem como marca principal articular as lutas da juventude em todos os espaços, principalmente no potencial que significa unir as lutas nas ruas e nas redes sociais. Para André Tokarski, presidente nacional da UJS, “a juventude brasileira vive um momento de grande otimismo. Em 2011 alcançamos a marca de 1 milhão de Prounistas, a descoberta do Pré-Sal e a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas podem se transformar em uma grande oportunidade para o Brasil crescer e superar desigualdades sociais históricas. Entretanto é preciso mobilizar a juventude para mais conquistas”.
O transporte público está em situação caótica nas grandes cidades, em todo o país estudantes já estão realizando passeatas contra o aumento da tarifa. Por outro lado, os bancos privados comemoram lucros recorde, enquanto o governo corta investimento para as áreas sociais. Assim como temos que associar as lutas nas redes e nas ruas, vamos nos debates do Congresso da UJS casar as bandeiras específicas da juventude com as reformas estruturais que o Brasil precisa fazer para continuar avançando”, finalizou o dirigente da UJS.
Crise Capitalista: O socialismo é o caminho
Outro tema de grande relevância que será debatido é o capitalismo falido nas principais economias: EUA, UE, Japão. E a juventude é a primeira a sofrer as consequências da crise. Atualmente, 43% dos jovens espanhóis estão desempregados. O cenário de crise acelera rupturas e o socialismo se mostra uma saída para a juventude e para os povos.
Meta: 120 mil jovens
No ato de lançamento do congresso foi estabelecida a meta de filiar 120 mil jovens em todo o país. “A UJS não é uma organização de momento, somos uma organização revolucionária, queremos transformar a sociedade profundamente, para isso precisamos ganhar milhares de jovens em todo o país”, ressaltou Monique Lemos, diretora nacional de organização da UJS.
Para ajudar nas filiações e no debate político do Congresso, será relançada a rede UJS, uma espécie de rede social interna, onde os militantes poderão participar em tempo real de todos os debates durante os meses de mobilização do congresso e fazer propostas. A direção nacional da UJS acredita que a rede interna facilitará a participação de todos os filiados, já que nem todos tem condição de participar da etapa nacional do congresso ou mesmo das etapas municipais e estaduais. “A rede propiciará um intenso debate democrático sobre os rumos que devemos seguir, pois, como em outras redes sociais, o debate será mais dinâmico, onde todos poderão dar opinião sobre todos os temas do Congresso” afirmou o diretor de comunicação da UJS Ismael Cardoso.
Cidade maravilhosa sediará o 16º Congresso da UJS
A etapa nacional do congresso da UJS será realizada na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 7 a 10 de junho. Para os dirigentes da entidade, a cidade representa o momento novo que vive o Brasil e a juventude, um momento de grandes oportunidades e de desenvolvimento, como por exemplo no caso das olimpíadas, onde muitos investimentos serão voltados para os jovens.
Fonte: UJS
Nenhum comentário:
Postar um comentário