Após um imbróglio que se arrastava por 17 meses, o Sindicato dos Vigilantes de Manaus finalmente voltará a contar com uma Direção estabelecida, eleita por meio do voto de seus sócios. A chapa da CTB, encabeçada por Valderli Bernardo, foi a vencedora do pleito, ocorrido entre os dias 17 e 19 de outubro.
No total, quatro chapas participaram das eleições. A chapa da CTB obteve 341 votos, contra 261 da chapa da CUT, 260 da chapa da Força e 73 votos dos representantes da Intersindical. O resultado oficial foi divulgado no último sábado (20).
Os Vigilantes de Manaus passavam por uma situação delicada. Desde 25 de abril de 2011, a Direção eleita para o período 2009-13, também formada por sindicalistas da CTB, foi afastada por determinação da 9ª Vara do Trabalho de Manaus, sob alegações até hoje mal explicadas.
“Esse processo foi claramente uma perseguição política, mas também houve pressão empresarial, pois graças ao trabalho do Sindicato os trabalhadores Vigilantes da cidade obtiveram grandes avanços nos últimos anos. Isso com certeza causou grande insatisfação em certos setores”, explicou Valderli Bernardo, eleito pela terceira vez presidente da entidade.
Mobilização
Segundo o dirigente sindical, um dado comprova a falta de mobilização da categoria desde que a Justiça colocou na Direção do Sindicato uma Junta Governamental. “Chegamos a ter 5400 trabalhadores filiados, mas hoje passamos a contar com apenas 1994. Felizmente, desde o último sábado, quando nossa vitória foi anunciada, muitos companheiros já se manifestaram no sentido de se filiar novamente”, destacou.
Com a vitória assegurada, o presidente do Sindicato diz que sua primeira tarefa para o novo mandato é reorganizar a casa. “No aspecto sindical, precisamos colocar tudo em ordem para sair novamente a campo e voltar a lutar por melhoras para nossa categoria. No campo partidário, iremos manifestar nosso total apoio à candidatura de Vanessa Grazziotin à Prefeitura de Manaus”, afirmou.
Fernando Damasceno – Portal CTB
Nenhum comentário:
Postar um comentário