As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta segunda-feira (19) a implementação de um cessar-fogo unilateral até o dia 20 de janeiro. A informação foi divulgada em Havana pelo principal porta-voz da guerrilha nos diálogos de paz com o governo colombiano, Iván Márquez.
EFE Representantes do governo colombiano chegaram no domingo em Cuba para diálogos de paz
“O secretariado das Farc ordena às unidades guerrilheiras de todo o território nacional a suspensão das operações militares ofensivas contra a força pública e os atos de sabotagem da infraestrutura pública ou privada”, afirmou Márquez.Leia também:
Colômbia e membros das Farc mantêm negociações em Cuba
Desde o início de setembro, quando o presidente Juan Manuel Santos anunciou a negociação entre as partes, a guerrilha propõe um cessar-fogo até que um acordo seja alcançado. O governo, no entanto, recusou essa proposta e disse que não fará concessões.
A nova rodada de diálogo entre as Farc e os representantes de Santos será iniciada nesta segunda-feira, em Havana.O primeiro tema de discussão será a questão agrária, que já representou discordâncias durante os diálogos de Oslo, em outubro.
Veja o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz aqui
Fonte: Opera Mundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário