O Movimento Regeneração Nacional (Morena) iniciará, nesta segunda-feira (7), os procedimentos de registro como partido político junto ao Instituto Federal Eleitoral, ato anunciado pelo presidente do Comitê Executivo Nacional, Martí Batres.
Através de sua conta de Twiter, o promotor do Morena, Andrés López Obrador irá se filiar ao novo partido, em sua opinião a esperança do México, e convidou toda a população somar-se a ele.
Leia também:
México: Novo partido de Obrador aprova plano de ação
“O Morena ser registrado como partido possibilitará que participe de eleições, não dependa de alianças com outras forças políticas e que disponha de seu próprio espaço de participação”, disse Martí.
Em 2014 deve ser feita solicitação formal com os documentos básicos e a assembleia constitutiva, em agosto do mesmo ano se outorgaria o registro, e em 2015 o partido só buscará seu registro e medirá o nível de aceitação da população.
Neste sentido, está previsto que Lopez Obrador percorra, a partir de 10 de janeiro, os 300 maiores municípios do país, começando por Chetumal e Playa del Carmen, Quintana Roo, no Caribe mexicano.
López Obrador foi o líder do Partido da Revolução Democrática (PRD-Esquerda) do qual se separou ao perder nas eleições de junho passado contra seu rival Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI).
Em 2006, a batalha eleitoral foi contra Felipe Calderón, do conservador Partido Ação Nacional (PAN). Em ambas eleições, López Obrador acusou seus adversários políticos de fraude eleitoral e desconheceu sua legitimidade como presidentes.
Morena também deixou clara sua posição contra o Pacto por México, que considera um pacto contra o México pois seu objetivo é privatizar o petróleo, entregá-lo a companhias estrangeiras e aumentar os impostos.
Fonte: Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário