Rubão: 87 anos de vida e 45 anos de Distrital da Barra.
O 17 de dezembro foi escolhido como data para a confraternização do PCdoB no Distrital Barra Oeste, em Fortaleza. Quarta-feira? Sim, pois a data coincide com o aniversário do camarada Rubão, que há 45 anos organiza a luta comunista nessa ampla região a partir de onde começou Fortaleza, com uma forte ligação com o povo, sobretudo na luta comunitária e da classe trabalhadora.
Gerações testemunharam nas ruas, fábricas, ocupações, greves, e no dia sofrido do povo, essa força indômita, "rubônica", a solidariedade e a firmeza revolucionária que mudou a nossa história e é parte destacada da ação dos Comunistas no Ceará. E em plena quarta-feira, estava lotada a Associação do Bairro Ellery e Monte Castelo. Foi um sucesso.
Gente do povo, dos avós aos netos, a família do Rubens (que enfrentou a Ditadura e sofreu muito), os presidentes do PCdoB-CE, Luís Carlos Paes; de Fortaleza, Ana Lúcia Viana; da Associação, Ana Sueld; da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza; Daciane Barreto, camarada da Casa da Mulher Brasileira; Eliana Gomes, histórica líder do Bairro Ellery, ex-vereadora, o histórico camarada Abel Rodrigues Avelar; Josenias Gomes do SEEACONCE e Ailson Duarte, dos Bancários, foram algumas das lideranças que prestigiaram a festa. Havia mais de 150 pessoas que foram em algum momento de suas vidas foram tocadas pelas ações do PCdoB lideradas por esse comunista cheio de rebeldia juvenil, até hoje.
Rubens amou a homenagem/brincadeira que foi o vídeo feito por Inteligência Artificial que colocou Rubens ao lado dos fatos revolucionários mundiais do século XX. Se ele não conheceu o Che, Stalin, não resta dúvida que teria militado a seu lado, que defendeu suas ideias com a pratica da sua vida e com enormes sacrifícios. Rubão topa qualquer parada, inclusive o humor cearense que ele distribui por onde anda.
Animada por Mayra Jesse e banda, a turma não parou de dançar e cantar, com os mais diversos ritmos. O trabalho das companheiras e da direção do Distrital assegurou comidinhas deliciosas (o pratim cearense, salgadinhos e teve até bolo!) e sobretudo o acolhimento carinhoso. Ainda ocorre o processo de coleta dos registros da festa, mas temos já a certeza de que ela ficou para a história. A felicidade estava na cara, inclusive pela presença de sua família (Leonel, Laécio, Pavel e Pedro, completando 18 anos, o xodó do Rubens, criado pelo pai solo, além da neta, a publicitária Naara Bastos. São grandes os sacrifícios dos comunistas e de suas famílias pela luta do povo. Estarem ali dá sentido e alegria, assim como para todos nós que somos do nosso jeito "filhos do Rubão".
O ato político tinha de ter, claro. Rubão fez questão de nos alertar sobre a importância do fortalecimento do PCdoB na região e na luta decisiva do Brasil, levar o Presidente Lula ao Tetra, unir o povo brasileiro, defender a democracia e derrotar o imperialismo estadunidense. Surpreende a alegria, a luta, a coragem, mas ninguém se surpreendeu com o fato de Rubão "dar a linha" correta, justa, varrer o fascismo e o golpismo, defender a democracia e o Brasil com o Presidente Lula. Todos sabiam que, para ele, o mais importante era dizer isso, que levássemos essa determinação de vitória no coração, na prática, na luta. E ontem e hoje, como ensinou o Rubão, temos uma família biológica, imprescindível, e que se soma aos camaradas e ao povo na busca de uma vida melhor para todos, a prática da luta e da solidariedade para aquilo que sempre pautou a vida do Rubão: buscar elevar a consciência do povo e da classe trabalhadora.
A festa foi linda, fecha um ano de 2025 de lutas e vitórias. E o Distrital Barra Oeste - outra vez presidido por Rubens Bastos - mostra que é madeira que cupim não rói, e que tem muito futuro, política e luta pela frente, e defenderá Vitórias para o Brasil e o Ceará em 2026.
Nenhum comentário:
Postar um comentário